Levantamento do Paraná Pesquisas mostra petista perdendo nos dois principais cenários, mas liderando frente a Michelle Bolsonaro
Mesmo como provável candidato à reeleição em 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece atrás de Jair Bolsonaro (PL) e de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em cenários testados no estado de São Paulo, segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira (27).
No primeiro cenário de disputa estimulada, em que os eleitores escolhem entre candidatos apresentados em uma lista, Bolsonaro lidera com 38,9% das intenções de voto, enquanto Lula soma 32,9%. O ex-presidente, porém, está em prisão domiciliar e foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030.
Em outro cenário, Lula marca 32,7%, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aparece à frente, com 34,3% das intenções. Apesar de afirmar que disputará a reeleição no estado em 2026, Tarcísio tem dado sinais de que poderá concorrer à Presidência.
O petista só aparece na frente quando o confronto é com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), obtendo 33,4% das intenções, contra 31,5% de Michelle.
A pesquisa foi realizada presencialmente com 1.680 eleitores em 85 municípios paulistas, entre 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.