Search
Close this search box.

Uruguai confirma recusa do governo à oferta de ajuda ao RS

Na quarta-feira (8), o governo do Uruguai renovou sua oferta de assistência ao Rio Grande do Sul, disponibilizando um avião C-130, duas embarcações e dois conjuntos de drones com tripulação e analistas para auxiliar nas operações de busca e resgate. Além disso, um helicóptero Bell 212 da Força Aérea Uruguaia, com oito pessoas, incluindo pilotos, copilotos, técnicos e socorristas, está estacionado em Santa Maria (RS) desde domingo (5).

Segundo o embaixador Guillermo Valles, desde o início, não apenas o governo, mas toda a população uruguaia se mobilizou para auxiliar os nossos irmãos gaúchos. Valles se encontrou com os deputados Lucas Redecker (PSDB-RS), que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), e Marcel van Hattem (Novo-RS), e declarou que os equipamentos estão prontos para serem enviados, caso o governo brasileiro assim deseje.

Hoje, Lucas Redecker teve uma conversa com os ministros da Defesa, José Mucio Monteiro, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Durante a conversa, o deputado lembrou aos dois ministros que o governo do Rio Grande do Sul havia formalmente solicitado a assistência do Uruguai e solicitou que a decisão fosse revisada.

“O Uruguai ofereceu uma ajuda inestimável e absolutamente necessária. Não estamos em condições de rejeitar apoio algum. Ainda estamos na fase de salvamento, muitas pessoas precisam ser resgatadas e os drones e lanchas, são essenciais. Além disso, o Hércules ofertado permitirá não apenas resgates, mas também o transporte de toda a ajuda que tem chegado aos gaúchos,” explicou

Lucas Redecker também expressou preocupação com a falta de resposta do Brasil em relação à assistência oferecida pelo governo argentino. Na segunda-feira (6), a Argentina propôs enviar uma brigada composta por 20 membros e cães da Polícia Federal, especialistas em logística, um avião de transporte de pessoal e carga, três helicópteros para evacuações, uma equipe móvel de pessoal sanitário, mergulhadores, unidades de engenharia com embarcações, duas estações de tratamento de água e caixas de pastilhas de purificação de água.

Picture of Redação O Fator Brasil

Redação O Fator Brasil

O Fator Brasil é um portal de notícias que acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais acontecimentos do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Em reunião realizada na quarta-feira (12), no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, acompanhado do presidente e do secretário-geral adjunto da subseção de Marau, Rafael Pastre e Rodrigo Vieira, respectivamente, participou de reunião para avaliar os desafios enfrentados pelos advogados da região e buscar soluções para aprimorar as condições de trabalho da classe. Entre os temas debatidos, estiveram a celeridade processual e a estruturação do Judiciário trabalhista no município.

Leonardo Lamachia ressaltou a importância de garantir condições adequadas para o pleno exercício da advocacia, defendendo medidas que possibilitem melhorias para o dia a dia dos profissionais. “A atuação da seccional é fundamental para dar suporte às subseções e assegurar que as demandas da advocacia sejam atendidas com a devida prioridade. Contem sempre com a OAB/RS”, afirmou Lamachia.

Rafael Pastre enfatizou o compromisso de atuar ativamente na defesa dos interesses dos advogados locais, promovendo melhorias que impactem diretamente na qualidade da prestação jurisdicional. “A parceria com a OAB/RS é essencial para que possamos atender de forma efetiva as demandas da nossa região. A Ordem gaúcha tem sido uma grande aliada na busca por condições de trabalho mais justas para os advogados de Marau”, destacou Pastre.

Presenças

Também estiveram presentes a prefeita de Marau, Naura Bordignon; o secretário municipal de Esporte de Marau, Isaias Fernandes; o diretor da Secretaria de Administração do TRT4, João Henrique Lima Ribas; e a vice-corregedora do TRT4, Maria Madalena Telesca.

O sexto episódio do The Masked Singer Brasil, que contou com a presença de Susana Vieira na banca de jurados, terminou com mais uma leva de emoção. Neste domingo (16), o público e os jurados descobriram a identidade de mais um mascarado: Jesuíno. E sob a fantasia estava o ator Paulo Lessa! Veja o momento da revelação no vídeo acima!

Santos e Água Santa se enfrentam neste domingo (16), às 20h30 (de Brasília), na Vila Viva Sorte, em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Paulista.

O confronto terá transmissão dos canais de televisão TNT e Max, além de tempo real do CNN Esportes.

O Santos está fora da zona de classificação para as quartas de final do torneio, na terceira posição do grupo B, com nove pontos, um a menos que a Portuguesa, vice-líder.

O Água santa é o lanterna do grupo C, com seis pontos.

Onde assistir a Santos x Água Santa pelo Paulista

Ficha técnica de Santos x Água Santa pelo Paulista

  • Data: 16 de fevereiro
  • Horário: 18h30 (Brasília)
  • Local: Vila Viva Sorte

Tendência