A rotina do transporte público em Vitória amanheceu restabelecida nesta quarta-feira (27), depois de mais uma noite de tensão na Grande São Pedro. Sete ônibus foram depredados ao longo da Rodovia Serafim Derenzi, na terça-feira, em um novo episódio de violência contra o sistema de transporte coletivo da Capital.
O episódio se soma à onda de ataques registrada na segunda-feira (25), quando cinco ônibus e até um carro de reportagem foram alvos de criminosos no bairro da Penha. Naquele dia, os ataques ocorreram logo após a morte de um jovem em confronto com a Polícia Militar.
Segundo Carlos Eduardo, representante do sindicato da categoria, a medida de recolher a frota foi tomada para preservar motoristas, cobradores e passageiros.
“Todos os coletivos foram levados para a garagem por questão de segurança. O risco era evidente, não podíamos expor os trabalhadores nem os usuários”, disse o sindicalista.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) confirmou os ataques e informou que os veículos danificados pertencem ao Sistema Transcol. De acordo com a entidade, os ônibus tiveram janelas, portas e para-brisas quebrados. Apesar da gravidade, não houve registro de feridos.
As autoridades ainda não confirmaram se a ação de terça-feira guarda relação direta com os ataques da noite anterior. A Polícia Militar, a Polícia Civil e a Ceturb foram acionadas para esclarecer as circunstâncias do caso e adotar medidas de reforço no policiamento.