Praça Torii receberá melhorias em infraestrutura, acessibilidade e áreas de convivência, com conclusão prevista para 2026
O Grande Buda de Ibiraçu, um dos principais cartões-postais do Espírito Santo, vai ganhar melhorias a partir de novembro. A Praça Torii, onde o monumento está instalado, será revitalizada em obra orçada em R$ 7.155.000,00, segundo a Secretaria de Turismo (Setur).
O processo de licitação está em andamento e deve ser concluído ainda em 2025. As obras têm previsão de início em novembro e duração estimada de 12 meses, com entrega programada para novembro de 2026.
Estrutura ampliada para visitantes
O projeto inclui a construção de áreas de convivência, estacionamento, banheiros, pátio, iluminação, paisagismo e acessibilidade. A revitalização será viabilizada após a cessão de um terreno pelo Mosteiro Zen e não prevê intervenções na área em frente à estátua.
Além disso, a Praça Torii será integrada ao complexo turístico já existente por meio da construção de calçadas e de uma via de acesso ao estacionamento. A iniciativa deve melhorar o fluxo de veículos e pedestres, oferecendo mais conforto e segurança.
Monumento consolidado no turismo religioso
Construído entre 2018 e 2020, o Grande Buda tem 35 metros de altura e cerca de 350 toneladas de concreto, aço e ferro. Considerada a maior imagem de Buda do Ocidente, a estátua atrai milhares de visitantes todos os anos. A visitação à Praça Torii é gratuita e aberta diariamente.
Estrutura já disponível
O espaço conta com a Escola de Cerâmica Kanzeon, aberta das 8h às 16h, uma loja de souvenirs, que funciona das 9h às 17h, e o restaurante, com atendimento das 8h às 18h, oferecendo conforto e opções de lazer aos visitantes.



























