Brics pode consolidar alternativa econômica, mas ninguém ganharia com polarização, dizem economistas

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou neste sábado (30) a iniciativa dos países membros do Brics de buscar alternativas financeiras ao dólar.

“Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano, caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana”, escreveu o republicano em sua plataforma de mídia social, Truth Social.

A chamada desdolarização é uma das propostas do grupo de países emergentes. Autoridades que representam seus membros avaliam que a padronização do uso da moeda norte-americana faz com que os EUA se imponha em negócios internacionais, mesmo que não estejam envolvidos diretamente.

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, criticou o que ela classificou de “uso do dólar como arma”, durante a Cúpula dos Brics, realizada este ano em Kazan, na Rússia.

Desde o último encontro entre as lideranças do bloco, o Brics conta com dez países fixos e outros 13 associados. O Produto Interno Bruto (PIB) dos membros plenos representa hoje 31,5% de todas as riquezas produzidas no mundo. Além disso, abrigam 45,2% da população mundial.

Robson Gonçalves, economista da Fundação Getulio Vargas (FGV), relembra da experiência dos países europeus na consolidação da União Europeia (UE). Quando países como Portugal, Itália, Grécia e Espanha enfrentaram um período de recessão, o que se concluiu, principalmente da crise grega, é que era necessária uma ferramenta de financiamento local que não dependesse dos EUA ou do dólar.

“Eram necessárias regras comerciais para um mercado comum. Aprsar dos trancos e barrancos, a experiência da União Europeia é bem sucedida”, avalia Gonçalves, que ressalta que o caminho paralelo não significa acabar em rivalidade.

“[O Brics] pode se consolidar como alternativa. Mas por que não copiar lições da União Europeia para o Sul Global? A europa não polariza, está alinhada. O que se deveria pensar é que, do ponto de vista econômico, uma moeda alternativa, um fundo alternativo é uma iniciativa que pode unir interesses comuns, independente da polarização com os Estados Unidos. Ninguém teria nada a ganhar com isso”, conclui.

A governança do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) também é uma das principais críticas dos países membros dos Brics: enquanto o primeiro foca dar assistência e aconselhamento em políticas, o segundo fornece assistência financeira a países com desequilíbrios temporários.

Roberto Dumas, professor de economia chinesa do Insper, reforça a relevância econômica do grupo, mas indica que tem sua voz diminuída pelo regimento dessas instituições.

Eles então teriam percebido que podem estabelecer uma nova governança alternativa para as decisões tomada por esses órgãos — formados na octagenária Convenção de Bretton Woods —, aponta Dumas.

“Esses países dizem: ‘eu ocupo uma grande parte do mundo, mas os Estados Unidos ainda dominam. Eles eventualmente não vão nos permitir tomar decisões, então formemos o nosso banco’. Desse modo, o sistema financeiro vai caminhando para se tornar multipolarizado”, diz o professor do Insper.

“São países que não tem o poder de ditar ali, mas reconhecem sua relevância política e econômica, e querem ter o poder da palavra. Quem não tem poder nas instituições de Bretton Woods, busca uma nova ordem econômica. O objetivo não é destruir a existente, mas complementar. E o Brasil busca fazer parte de uma inevitável governança alternativa”, conclui Dumas.

Reforma do sistema financeiro

Além de ter seu próprio banco – o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), que visa financiar seus parceiros -, o Brics debate outras alternativas aos parâmetros estabelecidos desde 1944.

Em meio ao cenário de devastação ocasionado pela Segunda Guerra Mundial e à ressaca da Crise de 1929, economistas de 44 países se reuniram em Bretton Woods, New Hampshire, nos Estados Unidos, para redesenhar o formato do sistema financeiro internacional.

Os acordos definiram um sistema de taxas de câmbio fixas, no qual as moedas dos países eram atreladas ao dólar norte-americano, que por sua vez era lastreado em ouro.

O chamado padrão dólar-ouro se manteve em vigor até 1971, quando foi derrubado pelo então presidente dos EUA Richard Nixon, para proteger a moeda diante da demanda mundial pelo mineral precioso. Mas, até hoje, ambos os valores são usados como referência no mercado.

O objetivo do NBD é exatamente viabilizar financiamentos reduzindo a dependência do dólar e das instituições de Bretton Woods. Durante a Cúpula, a presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, criticou o “uso do dólar como arma”. Sua avaliação é que os EUA se beneficiariam da soberania do uso da divisa nas transações internacionais para barrar o crescimento de economias emergentes.

Não obstante, uma das agendas do Brics é a adoção de alternativas ao dólar em seus negócios, além da eventual consolidação de uma moeda própria do grupo. Contudo, de acordo com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o projeto ainda é muito incipiente.

Ainda assim, Moscou defende a criação de um sistema de pagamento para o Brics alternativo ao Swift – ferramenta padrão para transações internacionais -, o que permitiria o país negociar com seus parceiros, driblando as sanções impostas por países ocidentais após invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

“Depois que caiu o Muro de Berlim, o mundo acabou ficando multipolarizado. Então, você tem grupos de países que se organizam em torno de interesses comuns”, pontua Robson Gonçalves, economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Gonçalves reforça que ao se reunir com outros países de interesses comuns, o Brasil se fortalece.

Do seu ponto de vista, a prioridade de integração para o Estado brasileiro deveria ser com o Mercosul. Porém, tendo em vista principalmente o andamento do acordo de livre comércio com a União Europeia (UE), o bloco “enfrenta problemas graves de descompasso”.

“O Mercosul é uma promessa não cumprida. Sendo assim, esse [o Brics] é um melhor caminho de se ganhar voz no meio internacional”, afirma o economista.

Brasil no Brics

Desde o início da articulação do Brics, o grupo se tornou o principal fórum de projeção de poder em que o Brasil tem papel e voz ativa, defende William Daldegan.

“O país tem conseguido instrumentalizar os princípios de pacifismo, universalismo e de defesa do multilateralismo, tão caros à sua política externa, de maneira pragmática ao longo do tempo. Ganha pelo estreitamento político e econômico com os outros parceiros, ganha pela projeção de poder ao lado de China e Índia, ganha no processo de barganha em outros fóruns multilaterais”, explica o professor da UFPel.

Apesar de haver quem critique a aproximação com o bloco, Roberto Dumas é claro e direto: “é melhor estar lá para dar sua opinião do que ficar fora e não ter poder de decisão”.

Além dos países já convidados para o Brics, Dumas reforça que há outros emergentes que se interessam em participar dessa nova governança. Uma vez inevitável, do seu ponto de vista, ele indica que não é “nenhum absurdo” a vontade das nações de estarem envolvidas.

“O Brasil entrou no acrônimo como um participe que gozava de semelhancas macroeconêmicas. Elas não existem mais, mas ainda assim o país ficou. Isso porque é melhor estar em um grupo, apesar de não concordar em tudo, para tomar decisões e poder influenciar nas decisões de governança, do que ficar completamente à parte”, conclui o professor do Insper.

Cúpula do Brics

A ideia por trás do grupo nasceu em 2001. Originalmente “BRIC”, o termo criado pelo então economista-chefe do Goldman Sachs, Jim O’Neill, se referia ao Brasil, Rússia, Índia e China, países que segundo ele puxariam o crescimento econômico do mundo até 2050.

A reunião, mais informal num primeiro momento, foi se estruturando e amadurecendo com o passar do tempo, crescendo em torno de interesses geopolíticos e econômicos comuns de seus integrantes.

Além dos quatro países já mencionados, o grupo conta com África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia.

A Cúpula deste ano, realizada em outubro, estabeleceu uma nova definição: os Estados Parceiros do Brics.

Foram convidados para a nova cadeira Turquia, Indonésia, Argélia, Belarus, Cuba, Bolívia, Malásia, Uzbequistão, Cazaquistão, Tailândia, Vietnã, Nigéria e Uganda.

O que surgiu como um grupo econômico, na avaliação de Dumas vem se consolidando como um bloco “anti-Ocidente”.

Seja ou não, fato é que o grupo busca consolidar essa nova governança financeira.

“O Brics é, atualmente, o principal agrupamento de países ‘não membros do G-7’. Sua importância se deve tanto ao aspecto geográfico, por reunir países do Sul e de todos os continentes, quanto econômico, por reunir as principais economias em desenvolvimento. Com vies marcadamente diverso e inclusivo – o que se reforça com o recente ímpeto de expansão”, afirma William Daldegan, professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

“Sua relevância parte das razões levantadas pelo economista O`Neill, no início dos anos 2000, que foram matizadas com o crescimento especialmente de China e Índia.”

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Redação O Fator Brasil

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A Secretaria da Justiça (Sejus) adquiriu dez drones de última geração para ampliar o monitoramento e o apoio operacional nas unidades prisionais do Espírito Santo. Os equipamentos foram adquiridos por meio do Programa de Ampliação e Modernização do Sistema Prisional (Moderniza-ES), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e vão desempenhar um papel estratégico no fortalecimento das ações da Polícia Penal do Estado, oferecendo uma visão aérea que ampliará a eficiência em operações e treinamentos.

Com o investimento da ordem de R$ 586 mil, os equipamentos com tecnologia de ponta vão ajudar a ampliar a eficiência da segurança, monitoramento, fiscalização e apoio logístico nas unidades prisionais. As aeronaves permitem vigilância aérea eficaz, com capacidade de cobrir áreas restritas e de difícil acesso, proporcionando maior agilidade e precisão nas operações de vigilância e monitoramento dos perímetros das unidades penitenciárias e eventuais ações de recaptura.

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, destacou que o investimento representa um passo importante na modernização e eficiência das ações da Polícia Penal no Estado.   “Estamos investindo em tecnologia de ponta para fortalecer o trabalho da Polícia Penal e otimizar as ações de segurança e inteligência prisional. Por meio do Moderniza-ES, seguimos ampliando e modernizando os serviços e projetos do sistema prisional capixaba. Essas iniciativas aumentam nosso poder de gestão e contribuem diretamente para a redução da violência no Espírito Santo”, ressaltou Rafael Pacheco.

Capacitação

Para capacitar os operadores dos novos drones, a Academia da Polícia Penal (Acadeppen) iniciou neste mês mais um treinamento voltado para a formação continuada de pilotos do equipamento. Ao todo, 46 policiais penais recebem capacitação técnica.

Com os equipamentos, modelo Matrice 30T, será possível ampliar as ações operacionais e de inteligência no sistema prisional, como o monitoramento das saídas e entradas dos custodiados nas unidades prisionais, o acompanhamento aéreo dos locais de banho de sol, bem como reforçar o trabalho realizado pelo serviço de inteligência prisional.

Os novos drones têm câmera térmica capaz de visualizar e medir a radiação infravermelha, emitida por corpos ou objetos, convertendo-a em imagens com cores que indicam diferentes temperaturas, recurso que auxilia o operador de segurança também nas missões noturnas.

O equipamento tem autonomia de voo de 41 minutos, com uma distância de transmissão de 15 quilômetros, além de sistema de detecção de obstáculos capaz de auxiliar o piloto na navegação. Além disso, tem quatro câmeras com diferentes tecnologias de zoom e captura de imagem.

A Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (15) suspender a ação penal que corria no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO). O pedido partiu do próprio PL e foi aprovado por 268 votos a favor, 167 contrários e quatro abstenções.

A decisão, oficializada pela Resolução nº 30/25, será comunicada ao Supremo. O parecer do relator, deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), já havia recebido aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e acabou mantido pelo plenário.

O processo contra Gayer foi movido pelo senador licenciado Vanderlan Cardoso (GO), que o acusa de injúria, calúnia e difamação. A ação tem como origem um vídeo publicado nas redes sociais, em fevereiro de 2023, no qual o deputado criticava o resultado da eleição para a Mesa do Senado e fez comentários sobre o próprio Vanderlan e o STF.

O caso está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes e se encontra na fase final das alegações.

Em seu relatório, Cathedral afirmou não ver elementos que sustentem as acusações de calúnia e difamação, acompanhando as conclusões da Polícia Federal.

“Subscrevemos as conclusões da Polícia Federal e concluímos que o mais adequado seria o não recebimento da queixa-crime relativamente a esses crimes”, disse o relator.

Ele reconheceu, porém, que as falas de Gayer poderiam ser interpretadas como injúria, mas ponderou que é preciso levar em conta se a manifestação estava amparada pela inviolabilidade parlamentar prevista na Constituição.

Pelas regras constitucionais, a Câmara tem até 45 dias para decidir se autoriza o andamento da ação ou se a suspende enquanto durar o mandato. Durante esse período, o prazo de prescrição fica interrompido.

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Fontes afirmam que a autorização dá à CIA liberdade para atuar sozinha ou em conjunto com forças militares, coordenada pelo Estado-Maior Conjunto. Entre os defensores da ação estão membros da ala mais dura do governo e o secretário de Estado, Marco Rubio. Detalhes operacionais, no entanto, permanecem em sigilo, alimentando críticas no Congresso sobre supervisão e prestação de contas.

A reação internacional foi imediata. Caracas classificou a medida como uma agressão direta à soberania venezuelana, mobilizando tropas e milícias, enquanto analistas e governos da região passam a avaliar os riscos de uma escalada militar e os possíveis impactos humanitários de uma operação que combina ações encobertas, pressão política e presença naval.

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