Projeto de R$ 30 milhões será construído às margens da Rodovia do Contorno e promete reconfigurar o eixo econômico da região
O bairro de Jacuhy, na Serra, já se consolidou como uma das áreas de expansão mais promissoras do Espírito Santo. Agora, ganha um reforço de peso: um novo centro comercial está prestes a sair do papel, com previsão de investimento superior a R$ 30 milhões. O empreendimento será erguido ao lado do Alphaville Jacuhy, em um terreno de 30 mil metros quadrados, com 12 mil metros de área bruta locável (ABL).
Por trás do projeto estão duas empresas que enxergaram o potencial do local com clareza: a mineira My Mall, uma das líderes nacionais no setor de centros comerciais, e a capixaba 2D Loteadora, responsável por vários lançamentos imobiliários na região. O novo shopping marca a chegada da My Mall ao Espírito Santo.
“Estamos buscando boas lojas âncoras para ocupar pelo menos 40% dessa ABL para finalizar aprovação de projetos, alvará e iniciar as obras, que devem durar cerca de um ano”, afirma Evandro Negrão de Lima Junior, presidente da My Mall.
A companhia, com sede em Minas Gerais, já opera 18 empreendimentos em estados como Goiás e na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e agora aposta no Espírito Santo como novo vetor de expansão. O modelo será o de power center — um tipo de centro comercial pensado para regiões de crescimento acelerado, com espaços amplos, estacionamento farto e fácil acesso viário.
“Os power centers são empreendimentos maiores, voltados para os vetores de crescimento das cidades, com lojas de 2 a 3 mil metros quadrados, muitas vagas de estacionamento e acesso facilitado para carros. Já os street malls são empreendimentos urbanos, dentro das cidades, com metragem total de até 3 mil metros quadrados, com acesso tanto de carro quanto a pé”, explica Evandro.
A escolha do terreno não foi por acaso. Localizado às margens da Rodovia do Contorno, o local por onde passam cerca de 30 mil veículos por dia, o fluxo intenso se tornou um dos principais trunfos do projeto. Segundo a My Mall, 75% desse tráfego é composto por carros de passeio, o que indica uma demanda potencial não apenas para o comércio, mas para serviços cotidianos.
“Trinta mil veículos passam na porta, sendo 3/4 de carros e 1/4 caminhões. O fluxo é muito forte no entorno e na macro região, o que torna esse local o único capaz de receber um empreendimento desse porte”, aponta Evandro.
A expectativa é de que o shopping atenda não apenas os moradores do Alphaville Jacuhy, mas também o entorno — incluindo os empreendimentos industriais do TIMS (Terminal Intermodal da Serra), o Polo Piracema e diversas áreas residenciais em expansão.
Lucas Larica, diretor de novos negócios do Jacuhy, destaca o papel da parceria com a My Mall para o fortalecimento da identidade econômica da região.
“A 2D será fundamental para o desenvolvimento imobiliário da região e nos apresentou a My Mall. Com seus 20 anos de experiência, ela soma aos nossos interesses de transformar Jacuhy em uma nova centralidade planejada no Espírito Santo”, afirma Lucas.
A analogia com Nova Lima, em Minas Gerais — onde a ocupação do Alphaville levou à transformação radical da área comercial e residencial — também serve como horizonte para a Serra. A visão dos empresários é de longo prazo: criar um ambiente autossuficiente, com comércio qualificado, serviços essenciais e infraestrutura à altura da nova demanda.
“Constatamos que ali existe muito fluxo e pouco pedestre. A história do Alphaville Jacuhy, na Serra, lembra a de Nova Lima: havia pouco movimento, mas depois da ocupação comercial decolou. Com um de nossos power centers bem estruturado, com bons inquilinos, vai movimentar a vida comercial do Alphaville, gerando um círculo virtuoso. Criará opções comerciais de qualidade para o entorno, atendendo inquilinos e retroalimentando todo entorno”, comenta Negrão.
As obras devem começar assim que as autorizações forem concedidas. E, se tudo correr dentro do cronograma, dentro de um ano Jacuhy poderá ter não apenas um novo shopping — mas um novo centro de gravidade econômica na Serra.