Em entrevista coletiva após a conquista do título da Copa América sobre a Colômbia, o técnico da Argentina, Lionel Scaloni, detonou a organização do torneio da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).
O principal motivo de reclamação do treinador foram os campos “apertados” do torneio sul-americano, que foi disputado em sua maior parte em gramados de futebol americano nos Estados Unidos.
Como mostrou a ESPN diversas vezes durante a competição, as medidas dos campos de NFL são muito diferentes das marcações da Fifa, que são usadas nos grandes eventos de futebol.
O padrão adotado pela Fifa em relação aos campos é de 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, enquanto os da Conmebol no torneio são de 100 metros de largura e 64 metros de comprimento. Ou seja, 5 metros mais curtos e 4 metros mais estreitos.
Justamente por isso, Scaloni, que é o atual campeão da Copa do Mundo com a Albiceleste, disse que “espera” que o Mundial de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá, seja jogado em “campos de futebol”, e não de futebol americano.
“Aqui (nos Estados Unidos) será o próximo Mundial, e imagino que, para começar, os campos serão maiores e dentro do regulamento (da Fifa), porque dos que jogamos (na Copa América) não me lembro se algum tinha as dimensões (da Fifa)”, afirmou.
“Sabemos que há dimensões mínimas e máximas. Mas, normalmente, um campo desse nível (de Copa América) costuma ter dimensões maiores do que estas (da edição 2024)”, seguiu.
“Dois metros para cada lado é bastante, acredite… Espero que o Mundial (de 2026) seja jogado em campos de futebol, e não de futebol americano. Pelo menos é o que eu entendo”, ressaltou.
“Não tenho muitas informações de como vai ser (na Copa do Mundo), mas imagino que será diferente (da Copa América), porque tem que ser assim. É o que todos esperamos”, complementou.
A final da Copa América, aliás, foi disputada em um estádio de NFL: o Hard Rock Stadium, que é casa do Miami Dolphins.
Na Copa-2026, por sua vez, haverá vários estádios de futebol americano entre as sedes. Veja abaixo:
-
MetLife Stadium (New York Giants/New York Jets)
-
AT&T Stadium (Dallas Cowboys)
-
GEHA Field at Arrowhead Stadium (Kansas City Chiefs)
-
NRG Stadium (Houston Texans)
-
Mercedes-Benz Stadium (Atlanta Falcons)
-
SoFi Stadium (Los Angeles Rams/Los Angeles Chargers)
-
Lincoln Financial Field (Philadelphia Eagles)
-
Lumen Field (Seattle Seahawks)
-
Levi’s Stadium (San Francisco 49ers)
-
Gillette Stadium (New England Patriots)
-
Hard Rock Stadium (Miami Dolphins)
Várias dessas arenas, porém, também recebem jogos de futebol dos clubes da MLS, mesmo com dimensões menores do que o “padrão Fifa”.
O Allegiant Stadium, casa do Las Vegas Raiders, por sua vez, não será uma das sedes do próximo Mundial, apesar de ter sido usado na Copa América.
Já no México e no Canadá, todos os estádios tem como atividade principal o futebol, e não o futebol americano.