A disputa da Copa do Brasil entra, a partir do próximo dia 28, em uma de suas fases mais agudas, as quartas de final. E o sorteio dos jogos e mandos da competição, realizado nesta terça-feira, já permite fazer projeções dos confrontos.
Athletico, Flamengo, Atlético-MG e Corinthians decidem em casa os confrontos contra Vasco, Bahia, São Paulo e Juventude, respectivamente.
Os jogos de ida das quartas da Copa do Brasil acontecem na próxima semana. Os de volta, na semana do dia 12 de setembro.
Veja a análise e projeção do GLOBO dos confrontos:
Campeão de 2011, o Vasco volta às quartas de final depois de nove anos e vem impulsionado pelo bom trabalho de Rafael Paiva, sob o qual eliminou Fortaleza e Atlético-GO mostrando força em momentos decisivos em São Januário — onde só perdeu uma vez nesta temporada. Mas encara um adversário com histórico recente de êxito na competição: dono do título de 2019 da competição, os paranaenses também fizeram a final de 2021, contra o Atlético-MG. No caminho para as quartas, o Furacão eliminou Ypiranga e Bragantino.
O momento e o mando de campo são fatores de alta influência nesse confronto. O Athletico decidirá na Arena da Baixada, onde é historicamente forte. Todavia, no primeiro mês de trabalho de Martín Varini, vem de tropeços por lá. O Vasco, que já perdeu em Curitiba pelo Brasileirão, precisa construir um bom resultado em casa e corrigir problemas defensivos como os gols sofridos no fim para evitar um cenário problemático.
Projeção do GLOBO: Athletico é levemente favorito.
Atlético-MG x São Paulo
O confronto entre Atlético-MG e São Paulo é o prato principal das quartas de final da Copa do Brasil. por envolver o embate de camisas mais pesadas nesta fase. O tricolor paulista é o atual campeão do torneio, tendo vencido-o de maneira inédita na temporada passada, enquanto o time mineiro é bicampeão (2014 e 2021). Além disso, são duas equipes de fortes investimentos e que estão na frente tripla — ambos estão vivos na Libertadores.
Como fazem campanhas medianas no Brasileirão — o São Paulo está no 6º lugar, com 38 pontos, enquanto o Atlético-MG é o 8º colocado, com 30 — e não surgem como candidatos a título, as equipes de Gabriel Milito e Luis Zubeldia têm na Copa do Brasil sua maior chance de conquista nacional neste momento. Um encontro que surge com equilíbrio total ainda será atrativo pelo confrontos entre dois treinadores argentinos que causaram bons impactos em suas chegadas, mas precisam se provar com uma grande campanha.
Projeção do GLOBO: Não há favorito.
Engana-se quem pensa que o confronto tende a ser totalmente favorável ao time paulista. Nesta temporada, apesar da troca de comando recente – de Roger Machado para Jair Ventura – o Juventude tem sido a grande pedra no sapato de grandes equipes do futebol brasileiro. Na Copa do Brasil, eliminou gigantes como Fluminense e Internacional, e no Brasileirão venceu Flamengo e Botafogo, por exemplo. Do outro lado, o Corinthians não vive uma boa temporada, mas teve uma certa evolução desde a chegada de Ramon Diáz e já vislumbra uma melhora. Ou seja, o equilíbrio tende a dar as caras neste confronto.
Como mandante do jogo de ida, o Juventude pode tentar fazer valer o fator casa no Alfredo Jaconi para abrir uma vantagem importante, como fez contra o Fluminense na última fase da Copa. Já o Corinthians tem a chance de decidir a classificação na Neo Quimica Arena, diante do seu torcedor, em um ambiente normalmente hostil para os visitantes – ainda mais em jogos de Copa.
Projeção do GLOBO: Corinthians é levemente favorito.
A expectativa é de que Bahia e Flamengo façam um confronto de altíssimo nível. Apesar da fase ruim da equipe sob o comando de Tite, é inegável a qualidade do elenco rubro-negro, que terá pela frente um dos times mais fortes e regulares do futebol brasileiro a essa altura da temporada. Na única partida entre os clubes, no primeiro turno do Brasileirão, os cariocas saíram com a vitória no último minuto depois de enfrentarem uma série de dificuldades impostas pela equipe de Rogério Ceni.
A uma semana do jogo da ida e três semanas da volta, é praticamente impossível cravar um favorito, mesmo com a vantagem do Flamengo de decidir o confronto no Maracanã. Até porque, por outro lado, a boa fase do Bahia contrasta com o momento ruim do Flamengo. Ainda assim, com um elenco repleto de jogadores acostumados a superar adversidades e conquistar títulos, o rubro-negro tem de sobra a experiência que pode faltar para os tricolores.
Projeção do GLOBO: Flamengo é levemente favorito.