Search
Close this search box.

PT solicita arquivamento de PL da Anistia, mas Lira deve ignorar pedido

Os deputados Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, e Odair Cunha (PT-MG), líder do partido na Câmara, pediram ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que arquivasse o projeto que sugere a anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Os parlamentares argumentam que, à luz dos recentes desdobramentos sobre um possível plano de assassinato de autoridades em 2022, o mais adequado seria interromper a tramitação da proposta no Congresso.

No entanto, Lira, aparentemente, deverá desconsiderar esse pedido e manter a proposta em debate na comissão especial criada no final de outubro. No requerimento, Gleisi e Odair citam as investigações da Polícia Federal (PF), que investigam a participação de quatro militares, incluindo um general da reserva que atuou no governo de Jair Bolsonaro (PL), e um agente da própria PF, em um suposto plano para assassinar o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

A justificativa dos petistas para o pedido de arquivamento é que seguir com a proposta de anistia aos responsáveis pelos ataques de 8 de janeiro, mesmo que apenas durante a tramitação legislativa, seria “inoportuno e inconveniente” para o processo democrático e a pacificação nacional. Eles pedem que a proposta seja considerada prejudicada e retirada de tramitação imediatamente.

Apesar desse requerimento, aliados de Lira afirmam que ele continuará permitindo que a proposta siga tramitando na comissão especial, o que, na prática, adia sua análise. A decisão tomada no final de outubro já havia suspendido a votação do texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pela deputada federal Caroline De Toni (PL-SC).

Politicamente, Lira escolheu essa abordagem para evitar que o tema afete as negociações para sua sucessão na presidência da Casa. Lira apoia Hugo Motta (Republicanos-PB), que conta com o apoio tanto do PT quanto do PL para a disputa de fevereiro. O presidente da Câmara busca, assim, manter-se neutro em questões delicadas. Até agora, apenas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se pronunciou publicamente sobre as prisões realizadas pela Polícia Federal na terça-feira (19).





Picture of Redação O Fator Brasil

Redação O Fator Brasil

O Fator Brasil é um portal de notícias que acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais acontecimentos do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Estrela de ‘Ainda Estou Aqui’, filme pelo qual foi ovacionado no Festival de Veneza, e de ‘O Auto da Compadecida 2’, um dos mais aguardados do ano pelo público brasileiro, Selton Mello revela os bastidores dessas e de outras produções de sucesso na autobiografia Eu Me Lembro.

A obra celebra quatro décadas de carreira e traduz memórias da família, dos amigos e a profundidade da relação do ator e diretor com a arte.

A trajetória é narrada em primeira pessoa, em resposta a uma série de perguntas feitas por um time de 40 estrelas da TV, teatro, cinema e literatura.

Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele, Fernanda Torres, o diretor Guel Arraes, Lázaro Ramos, Marjorie Estiano, Jeferson Tenório e Fábio Assunção são alguns dos nomes que ajudam a revelar um Selton de coração aberto: a carreira consolidada, suas dores, alegrias e uma história repleta de encontros de alma.

Publicação da Jambô Editora, o livro conta com três cadernos de fotografias, que retratam momentos distintos da vida do ator e somam mais de 70 fotos – um bônus à experiência de leitura.

Ao longo dos capítulos, Selton se revela de forma tocante e poética, ri de si mesmo e da vida e entrega bastidores das produções de sucesso que deixaram grandes marcas, especialmente para o cinema brasileiro.

Divulgação/Editora Jambô

Ficha técnica

Livro: Selton Mello: Eu Me Lembro
Autoria: Selton Mello
Editora: Jambô Editora
Preço: R$ 79,90
Onde encontrar: Jambô EditoraLivraria da Travessa e Amazon

O Tricolor das Laranjeiras pode cair com duas combinações de resultados de 27 possíveis entre os que lutam contra o Z4: derrota para o Palmeiras, vitória do Athletico-PR contra Atlético-MG, e vitória do RB Bragantino contra o Criciúma; e o outro é derrota para o Palmeiras, empate entre Atlético-MG e Athletico-PR, e vitória do RB Bragantino contra o Criciúma.

No primeiro turno, o Fluminense venceu o Palmeiras no Maracanã por 1 a 0 com gol de Jhon Arias.

Palmeiras x Fluminense – 38ª rodada do Brasileirão

Horário: 16h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Transmissão: Globo (TV aberta, para SP) e Premiere (pay-per-view)

Provável escalação

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez e Vanderlan; Aníbal Moreno, Richard Rios e Raphael Veiga; Felipe Anderson, Flaco López e Estêvão. Técnico: Abel Ferreira.



Tendência