Search
Close this search box.

Por que São João é retratado como criança se ele viveu 30 anos?

João é filho de Isabel com o sacerdote Zacarias. O pai, duvidando de Deus que eles pudessem gerar um filho, já que ambos eram “idosos”, emudeceu. “Todo mundo queria que o nome fosse outro, porque não havia João na família. Quando Zacarias escreveu João numa tábua, voltou a falar”, relata padre Fabiano.

A história cristã conta que João, depois de passar um tempo no deserto, comendo gafanhotos e mel silvestre, passou a anunciar o batismo para remissão dos pecados, tendo batizado, inclusive, Jesus Cristo. Aliás, é por isso que Batista (referência ao termo batismo) foi agregado ao seu nome. “O batismo é sinal de purificação”, observa o padre.

Autoria desconhecida

Não se sabe quem criou a imagem mais popular de São João Batista personificado em menino, que enfeita muitas quermesses Brasil afora. Muitos a chamam de “São João do Carneirinho”, já que, entre os elementos que a compõem, o animal sobressai.

Imagem: Weiszflog Irmãos/Domínio Público

Traz as referências mais comuns nas pinturas de São João Batista, seja adulto ou criança. Temos a representação do cordeiro, do cajado e da fogueira. O cordeiro representa o próprio Jesus (cordeiro de Deus) e o cajado é a ferramenta do pastor. São João Batista iniciou as pregações antes do primo mais novo, deu início à jornada de Jesus Cristo. E a fogueira é o elemento simbólico que ilumina a humanidade
Bruno Kloss Hypólito, mestre em História Contemporânea e professor de graduação em História no Senac RS

Picture of Redação O Fator Brasil

Redação O Fator Brasil

O Fator Brasil é um portal de notícias que acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais acontecimentos do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

A Seleção Brasileira está escalada para enfrentar o Peru nesta terça-feira (15), no Mané Garrincha, às 21h45 (de Brasília), em jogo válido pela 10ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

O Brasil vai a campo com: Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Rodrygo; Raphinha, Savinho e Igor Jesus.

Enquanto isso, o Peru jogará com: Gallese; Araujo, Zambrano e Callens; Advíncula, Sonne, Cartagena, Peña e López; Flores e Valera.

Onde assistir a Brasil x Peru pelas Eliminatórias

Ficha técnica de Brasil x Peru pelas Eliminatórias

  • Data: 15/10/2024
  • Horário: 21h45
  • Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília
  • Rodada: 10ª

Nesta terça-feira (13), a Escócia recebe Portugal, às 15h45 (de Brasília), no Hampden Park, pela 4ª rodada do grupo 1 da Uefa Nations League.

Os escoceses, que ainda não venceram no torneio, precisam desesperadamente de um triunfo em Glasgow se ainda quiserem ter esperanças de classificação às quartas.

No momento, porém, o Tartan Army está na lanterna da chave, posição que rebaixaria a seleção para a Liga das Nações B na próxima temporada.

Portugal, por sua vez, vive momento totalmente oposto na competição.

Embalada pela grande fase de Cristiano Ronaldo, a seleção lusa tem 100% de aproveitamento e lidera a chave, com 9 pontos, logo à frente da Croácia, que tem 6.

A equipe vive bom momento sob o comando de Roberto Martínez e soma três vitórias seguidas desde a disputa da última Eurocopa.

Na última rodada, inclusive, os portugueses não tomaram conhecimento da Polônia e bateram a adversária por 3 a 1 fora de casa, com grande autoridade.

Onde assistir a Escócia x Portugal?

Escócia x Portugal, nesta terça-feira (15), às 15h45 (de Brasília), pela Nations League, tem transmissão do Sportv (TV fechada).

Palpites para Escócia x Portugal

  • Rodrigo Bueno: Escócia 1 x 1 Portugal

  • Paulo Cobos: Escócia 0 x 1 Portugal

  • Rafael Marques: Escócia 1 x 2 Portugal

Prováveis escalações de Escócia x Portugal

  • ESCÓCIA: Gordon; Ralston, Souttar, Hanley e Robertson; McLean, Gilmour, Doak, McTominay e Christie; Adams Técnico: Steve Clark

  • PORTUGAL: Diogo Costa; Dalot, Rúben Dias, Renato Veiga e Nuno Mendes; Vitinha, Rúben Neves e Bruno Fernandes; Pedro Neto, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo Técnico: Roberto Martínez

Tendência