Com a chegada do flutuante principal em Humaitá, no Amazonas, a Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) está com toda a estrutura naval montada. Com as obras avançadas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) inicia agora os serviços de instalação das defensas, pintura das pontes, e a implantação da rede elétrica e de incêndio, além de serviços de pavimentação da área.
A IP4 de Humaitá inclui três cais flutuantes, pontes metálicas de acesso, uma estação de passageiros, uma guarita, um terminal de cargas e um estacionamento, todos passando por adaptações e melhorias para atender às crescentes demandas da região. Com o progresso das obras, a revitalização está prevista para ser concluída em outubro de 2024.
Localizado a 700 quilômetros de Manaus, o município de Humaitá é de extrema importância para a região. A instalação portuária é essencial para a economia local, facilitando o escoamento de produtos e melhorando a logística de transporte. Apoia pequenos produtores e fomenta o desenvolvimento de negócios locais, além de contribuir para a integração regional e elevar a qualidade de vida ao promover melhorias em infraestrutura e serviços.