Search
Close this search box.

Liga dos Estados Árabes participa do G20 no Brasil

Na terça-feira, 19 de novembro de 2024, a delegação da Liga dos Estados Árabes, chefiada pelo secretário-geral da Liga, Ahmed Aboul Gheit, concluiu a primeira participação da organização nos trabalhos da cúpula do G20, que foi realizada durante dois dias, 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, no Brasil, sob o título “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, com a participação de chefes de estado e de governo do G20, estados membros e um grande número de países, organizações e organismos internacionais.

Em entrevista à ANBA ao final da cúpula, o secretário-geral disse: “Estou feliz que a Liga esteja participando pela primeira vez dos trabalhos da cúpula deste grupo internacional extremamente importante, especialmente em termos da diversidade dos seus membros, da sua abertura às diversas tendências internacionais e do seu interesse em questões de combate à pobreza e ao desenvolvimento”.

Quanto ao convite dirigido à Liga pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para participar na reunião de cúpula e convidando-a a aderir à sua iniciativa, o secretário-geral afirmou o apoio da Liga dos Estados Árabes e o seu desejo de aderir à iniciativa brasileira de estabelecer a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, acreditando na necessidade de fortalecer todos os esforços que se combinam para enfrentar múltiplas crises e desafios globais, incluindo o aumento das taxas de pobreza extrema e fome.

Neste contexto, o secretário-geral abordou a situação em Gaza e no Líbano e as repercussões da contínua agressão de Israel. Salientando que as práticas de Israel e a guerra sangrenta que está a travar contra os civis na Palestina e no Líbano aumentam a propagação da fome e as taxas de pobreza extrema.

Aboul Gheit também expressou apreço e gratidão pelo convite da Liga dos Estados Árabes para participar pela primeira vez dos trabalhos da cúpula do G20 e considerou este convite o culminar de uma longa história de cooperação e relações distintas entre a Liga e o Brasil em vários domínios, elogiando da melhor forma possível a boa organização dos trabalhos da cúpula.

Por outro lado, o secretário-geral adjunto da Liga dos Estados Árabes, o embaixador Hossam Zaki, falou à ANBA sobre a importância de participar neste importante evento global e sobre a disponibilidade da Liga em apoiar as iniciativas desta cúpula através das distintas relações de cooperação internacional que tem com outros países e organizações internacionais como a União Africana e a União Europeia.

Zaki destacou os resultados desta cúpula, especialmente a iniciativa brasileira de estabelecer a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. O secretário-geral adjunto acrescentou que haverá maiores contribuições para a Liga neste grupo, especialmente no próximo ano, em que a África do Sul presidirá o grupo e sediará a cúpula de 2025. O embaixador Hossam Zaki também estendeu os seus sinceros agradecimentos à Câmara de Comércio Árabe Brasileira pela participação e apoio.

Primeira participação da Liga Árabe
O chefe da missão da Liga Árabe no Brasil, embaixador Qais Shqair, também falou à ANBA, expressando sua felicidade pelo convite da Liga para participar pela primeira vez dos trabalhos desta cúpula. “Sinto-me orgulhoso, como chefe da delegação da Liga no Brasil, de participar da cúpula do G20 no Rio de Janeiro.”

Quanto à importância da participação da Liga nesta cúpula, Shqair disse: “A importância da participação da Liga vem reforçar a sua presença nos fóruns de cooperação internacional, sendo o mais proeminente este fórum, para o qual a Liga dos Estados Árabes assume o papel e o estatuto que merece, pois representa 22 países e é a mais antiga organização regional internacional”. A Liga foi convidada a participar como convidada e começou a trabalhar com a África do Sul, o próximo presidente da cúpula, em 2025, para que se torne membro observador.

O embaixador da Liga Árabe também destacou a relação da entidade e da embaixada com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira dizendo: “Estamos orgulhosos da contribuição da Câmara como parceira permanente do Conselho de Embaixadores Árabes no Brasil e da missão da Liga. Em diversos eventos, através de sua expertise na área econômica e de sua experiência no Brasil por mais de sete décadas de cooperação bilateral e multilateral com países árabes e diversos países do mundo nas áreas econômica e cultural”.

O assessor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Bassel Abou Latif, acompanhou a delegação da Liga Árabe durante a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro. “É sempre motivo de orgulho para a Câmara de Comércio Árabe Brasileira apoiar atividades e eventos importantes entre o Brasil e o mundo árabe. A histórica cúpula do G20 no Brasil aconteceu ao lado da delegação da Liga Árabe chefiada pelo secretário-geral Ahmed Aboul Gheit, para acrescentar uma nova conquista na história da Câmara Árabe Brasileira e confirmar seu papel histórico no apoio às relações econômicas e culturais Brasil-países árabes. Nesta ocasião, gostaria de expressar os meus sinceros agradecimentos à Liga dos Estados Árabes e à sua embaixada no Brasil, pela confiança na Câmara Árabe Brasileira”, disse Latif.

Picture of Redação O Fator Brasil

Redação O Fator Brasil

O Fator Brasil é um portal de notícias que acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais acontecimentos do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

– Mentalmente, foi muito difícil o jogo. Depois de ter jogado contra um top-10, jogando com um top-50 que eu já ganhei, mas em uma superfície diferente. É um jogador intenso, sabia que seria um jogo difícil. O primeiro set foi muito bom, consegui me soltar. O segundo e o terceiro set não consegui, não joguei bem. Na verdade, não consegui jogar bem a partida inteira, eu diria, mas consegui ir me adaptando. Meu saque hoje não foi muito bom – disse João Fonseca.

O começo de quinta-feira (16) foi agridoce para o torcedor brasileiro que vem acompanhando o Australian Open. Isso porque Beatriz Haddad Maia avançou para a terceira rodada, enquanto João Fonseca foi eliminado.

Curiosamente, os dois atuaram na 1573 Arena, no Melbourne Park, em Melbourne, na Austrália. Coube a eles, inclusive, fechar a sessão que contou com quatro partidas, sendo que Bia Haddad foi a primeira a entrar em quadra.

Bia Haddad x Erika Andreeva

Após estrear com dificuldades contra a argentina Julia Riera, a brasileira venceu a russa Erika Andreeva por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3) sem maiores problemas em 1h20. A paulista quebrou o saque no terceiro e no sétimo games, manteve o serviço e fechou o primeiro set.

O segundo set começou com a adversária abrindo 2 a 0 ao quebrar o saque no segundo game. Bia Haddad, porém, se recuperou e empatou em 2 a 2 logo depois. A russa manteve o saque na sequência, mas a brasileira embalou quatro games consecutivos e fechou o segundo e decisivo set.

Bia Haddad agora vai enfrentar a russa Erika Andreeva na terceira fase. Quem passar para as oitavas de final vai encarar a vencedora do duelo entre a ucraniana Elina Svitolina contra a mexicana Renata Zarazua ou a italiana Jasmine Paolini. Dias e horários das próximas fases ainda serão divulgados.

Depois de conquistar o Next Gen Finals e o Challenger 125 de Camberra, furar o qualifying e eliminar o russo Andrey Rublev na estreia em chave principal de Grand Slam, João Fonseca conheceu a primeira derrota após 14 vitórias consecutivas. O brasileiro — de apenas 18 anos — caiu em uma batalha de cinco sets diante do italiano Lorenzo Sonego ((6) 6/7, 6/3, 6/1, 3/6 e 6/3) em 3h37.

O primeiro set teve ambos mantendo o serviço, levando ao tie-break. No quinto ponto, João Fonseca conseguiu o mini-break. Na sequência, manteve o saque e abriu 5 a 2. Depois, chegou a ter 6 a 3, mas Sonego embalou e empatou em 6 a 6. O italiano, porém, teve dois erros não forçados de forehand e viu o brasileiro abrir 1 a 0.

O segundo set teve uma quebra do italiano sobre o brasileiro logo no terceiro game. Depois, ambos mantiveram o saque até o 5 a 3 para Sonego, que voltou a derrubar o serviço no nono game, empatando a partida em 1 a 1. O terceiro set foi o mais tranquilo para o europeu.

Sonego não venceu apenas o segundo game e não teve o saque ameaçado em nenhum momento para ganhar por 6 a 1 e virar o duelo para 2 a 1. O quarto set, por outro lado, teve Fonseca quebrando logo no segundo game, mantendo o serviço, abrindo 3 a 0 e garantindo o saque para fazer 6 a 3 e empatar a partida em 2 a 2.

O momento-chave do confronto foi o oitavo game do quinto set, cujos games até ali tinha sido vencido apenas pelos sacadores. O brasileiro até abriu 30 a 0, mas perdeu quatro pontos em sequência e teve o saque quebrado. O italiano manteve o serviço na sequência e fechou o set em 6 a 3 para vencer o jogo por 3 a 2.

Sonego vai enfrentar o húngaro Fabian Marozsan na terceira fase. Nas oitavas de final, um deles vai encarar o vencedor da partida entre o francês Corentin Moutet contra o americano Learner Tien ou o russo Daniil Medvedev. Dias e horários das próximas fases ainda serão divulgados.

O Cruzeiro e o São Paulo iniciaram a pré-temporada com um empate, por 1 a 1, pela FC Series, no Inter&Co Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos. Veja acima os melhores momentos da partida!

Matheus Pereira abriu o placar da partida com menos de um minuto de bola rolando. No final da primeira etapa, em posição polêmica, Luciano enganou o goleiro após dar um toquinho na bola e desviar a trajetória para o fundo da rede.

Futebol na CNN

A CNN Brasil fará sua estreia nas transmissões esportivas com a FC Series, torneio de pré-temporada realizado na Flórida, Estados Unidos, entre 15 e 25 de janeiro.

Após o empate entre Cruzeiro x São Paulo, ainda haverá a transmissão de dois jogos: o clássico mineiro Atlético-MG x Cruzeiro (sábado, 18) e Orlando City x Atlético-MG (sábado, 25).

FC Series

A FC Series, criada em 2015, incorporou a antiga Florida Cup, que oferecia uma pré-temporada para clubes de futebol no estado norte-americano combinada a uma oferta diversificada de entretenimento para público local e visitantes.

O evento propõe amistosos de pré-temporada e atividades de integração entre jogadores, torcedores e parceiros.

Ao longo de uma década, a iniciativa ampliou seu alcance e formato, incluindo uma diversidade de ações culturais e de lazer.

Os destaques são as parcerias para shows, provas de corrida e experiências imersivas nos parques temáticos da Universal, atraindo milhares de famílias locais e de turistas, consolidando o torneio como parte do calendário local.

A equipe de transmissões será formada pelo narrador Henrique Guidi, os comentaristas Michel Bastos e Bruno Rodrigues, além da apresentadora Ludmila Candal.

Tendência