Search
Close this search box.

Juventude Ativa e Juventude Ativa Mais transformam vidas através da inclusão e oportunidade

O mercado de trabalho é para todos e todos devem estar preparados para exercer suas atividades. É desta forma que os programas Juventude Ativa e Juventude Ativa Mais – ambos desenvolvidos pela Prefeitura de Quissamã – preparam os jovens, a partir de 18 anos, para a carreira profissional com um ano de aprendizagem nas repartições públicas municipais recebendo um salário por mês. Desde que foram criados, os programas já atenderam cerca de 500 jovens, destes, cerca de 10% apresentam algum tipo de deficiência como síndrome de down, transtorno do espectro autista, esquizofrenia, neurodivergência, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), transtorno de ansiedade e transtorno mental.

João Guilherme, de 18 anos, faz parte da terceira turma do Juventude Ativa que ingressou em abril no programa. Ele tem síndrome de down e conta com acompanhamento de uma pedagoga.

“É nítido o crescimento do João, a gente observando hoje e desde quando ele entrou no programa. Fazemos um treinamento para desenvolver o potencial dele, trabalhamos a comunicação, concentração. Quando a gente estrutura as atividades, de forma planejada, de acordo com as necessidades deles, os resultados aparecem. O Juventude Ativa é uma grande oportunidade de desenvolver as potencialidades dos nossos jovens”, frisou a pedagoga Marilene de Souza, que acompanha João.

Caio Moreira faz parte do Juventude Ativa Mais e atua no gabinete da secretaria de Administração, na sede da Prefeitura de Quissamã. Ele tem transtorno de ansiedade e destaca que tanto a aprendizagem no Juventude Ativa quanto, agora, no Juventude Ativa Mais contribuem para diminuir sua ansiedade.

“Eu sou muito grato pela oportunidade de ter feito parte do programa Juventude Ativa e agora estar no Juventude Ativa Mais. Eu sinto que a minha ansiedade diminuiu, eu encontrei uma rede de apoio com profissionais que me ensinam e incentivam e eu vou conseguir realizar um sonho de infância”, conta Caio.

Com o salário que recebe todo mês , o jovem de 23 anos moderniza seus recursos para aprimorar os jogos e histórias em quadrinhos que cria desde criança.

“Eu sempre gostei de história em quadrinhos, me inspiro na Turma da Mônica do Maurício Sousa e agora vou realizar o sonho de apresentar esse projeto na Feira Literária de Quissamã. Só tenho a agradecer à Prefeitura por contribuir para o meu crescimento profissional e pessoal”, concluiu Caio.

O programa Juventude Ativa Mais é uma parceria entre as secretarias de Administração e Assistência Social da Prefeitura de Quissamã, destinado aos jovens que concluíram o Juventude Ativa com uma certificação superior a 75% nas atividades e estão matriculados em cursos de educação superior ou técnico-profissional.

“Esses relatos mostram como os programas Juventude Ativa e Juventude Ativa Mais capacitam jovens para o mercado de trabalho, e também promovem inclusão e transformação pessoal através do apoio especializado e oportunidades de desenvolvimento”, afirma a secretária de Assistência Social, Rosemar Lemos.

Picture of Redação O Fator Brasil

Redação O Fator Brasil

O Fator Brasil é um portal de notícias que acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais acontecimentos do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Este sábado (13) é a data em que se comemora o Dia Mundial do Rock. Durante o Live Aid 1985, festival beneficente para arrecadar dinheiro no combate à fome na Etiópia, Phil Collins falou do desejo de que aquele fosse o dia mundial do rock. A data, porém, não é tão mundial assim. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, isso não é tão levado sério. No Brasil, o “dia mundial” se consolidou após rádios de rock citarem muito a comemoração.

O Paysandu recebe o Ceará nesta sexta-feira (12), no estádio da Curuzu, em partida válida pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Papão ocupa a 15ª colocação com 17 pontos, enquanto o Vozão é o 11º com 19 pontos. Confira a seguir onde assistir Paysandu x Ceará ao vivo.

Como chegam os times

Após um início terrível, a equipe Bicolor vem em um momento de recuperação. Na rodada passada, o Papão visitou o Coritiba no Couto Pereira e ficou apenas no empate por 1 a 1. Nicolas abriu o placar para o Lobo, mas Lucas Ronier igualou para os donos da casa.

Com isso, o Paysandu chegou a cinco partidas sem perder na competição, com duas vitórias e três empates, e abriu quatro pontos de distância da zona de rebaixamento. O problema da equipe paraense é a dificuldade em vencer dentro de casa, já que o Papão tem uma vitória e cinco empates na Curuzu.

Para a partida, o técnico Hélio dos Anjos desfalca a equipe após receber os cartões amarelo e vermelho na rodada anterior. Além dele, o zagueiro Wanderson também está no gancho por acúmulo de cartões. Entretanto, o meia João Vieira volta ao time após cumprir suspensão.

Do lado do Ceará, o técnico Léo Condé não contará com o meia Lourenço, que levou o terceiro cartão amarelo. Em compensação, o meia Recalde e o atacante Facundo Barceló voltam de contusão, enquanto o atacante Facundo Castro é dúvida.

Na rodada passada, mesmo com um jogador a mais durante metade do segundo tempo, o Vozão recebeu o Santos na Arena Castelão e perdeu por 1 a 0. Otero marcou o gol da vitória que colocou o Peixe de volta à liderança da Série B.

Com esse resultado, o Alvinegro de Porangabuçu tem agora apenas uma vitória em seis jogos na Série B. Consequentemente, a equipe caiu para a metade de baixo da tabela, após figurar no G-4 algumas rodadas atrás.

Onde assistir Paysandu x Ceará

O duelo entre Paysandu e Ceará no estádio da Curuzu começa às 21h30, no horário de Brasília, com transmissão ao vivo de Sportv (TV fechada) e Premiere (pay-per-view).

Assine a newsletter do Giz Brasil

Tendência