Novak Djokovic repetiu nesta segunda-feira (13) o que acostumou-se a fazer nos últimos 17 anos: estrear com vitória no Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada. Embora com mais dificuldade do que muitos poderiam esperar, o sérvio derrotou o jovem Nishesh Basavareddy, dos Estados Unidos, por 3 sets a 1, parciais de 4-6, 6-3, 6-4 e 6-2.
Maior campeão do torneio da Austrália, com dez títulos, Djoko não sabe o que é ser eliminado na rodada de abertura desde 2006, quando caiu para Paul Goldstein, em quatro sets. Agora, o ex-número 1 do mundo soma 95 vitórias em 104 partidas no Happy Slam, números que mostram o quanto ele consegue ser dominante na quadra rápida da Oceania.
Só que esse retrospecto não assustou o adversário desta manhã. Promessa de 19 anos que saltou da posição 457 para a 107ª do ranking da ATP, Basavareddy começou o primeiro set em um ritmo muito forte. Ganhou 81% dos pontos no primeiro saque, conseguiu surpreender Djokovic com 16 winners e teve apenas oito erros não forçados. Assim, fechou a parcial em 6-4.
O susto trouxe o sérvio de volta para o jogo. Em sua primeira partida com Andy Murray como técnico, Nole passou a deslizar com mais facilidade em quadra e aproveitou da experiência contra alguém que jamais havia disputado uma partida de cinco sets. Com aproveitamento de 94% dos pontos no primeiro serviço, Djoko empatou o jogo em 6-3, parcial que acabou com o norte-americano pedindo atendimento médico por um problema muscular.
A vivência de mais de duas décadas de tênis falou mais alto no terceiro set, em que o sérvio fez tudo para desgastar o jovem oponente para fechar a parcial em 6-4 e, pela primeira vez em mais de duas horas, ter vantagem em sets sobre a surpresa nascida na Califórnia. Foram 13 winners contra seis, apenas cinco erros não forçados e um grande aproveitamento de pontos no segundo serviço (90% contra apenas 50% de Basavareddy).
No quarto set, o desânimo do norte-americano ficou claro logo nos primeiros movimentos. Djokovic se aproveitou, quebrou o saque logo de cara e criou uma vantagem imensa até chegar a 5 a 1. O sérvio precisou de quatro match points para fechar a vitória com um ace e encerrar a estreia de quase três horas de duração.
Agora, Novak Djokovic terá uma nova surpresa pela frente. O maior vencedor de Slams da história do tênis masculino enfrenta Jaime Faria, tenista português que ocupa o 125º lugar do ranking e estreou com vitória sobre o russo Pavel Kotov. A data e horário da partida ainda não foram definidos pela organização do Australian Open, que espera os demais confrontos da chave para confirmar a programação.
Os quatro primeiros times classificados para a terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior foram conhecidos na manhã deste domingo (12). Destaque para o Bahia, que participa da Copinha, uma competição sub-21, com o time sub-17 e segue vivo na disputa pelo título. O rival Vitória não teve a mesma sorte e deu adeus ao torneio.
O Bahia enfrentou o Desportivo Brasil na casa do adversário, em Porto Feliz (SP), e venceu por 2 a 1, de virada. Os anfitriões saíram na frente aos 38 minutos do primeiro tempo, com um golaço do volante Alysson, que arriscou da intermediária, quase do meio-campo. A bola desviou na marcação e foi no ângulo.
Os baianos reagiram na etapa final. Aos 11, após cobrança de escanteio, o zagueiro Diego Silva deixou tudo igual, de cabeça. Aos 24, o atacante Guilherme bateu forte e rasteiro, da entrada da área, no canto direito, virando o marcador no Estádio Ernesto Rocco e garantindo a classificação.
Na terceira fase, os Pivetes de Aço (como são conhecidos os atletas da base do Bahia) terão pela frente o vencedor de Capivariano e Coritiba, que duelam mais tarde, às 18h (horário de Brasília), na Arena Capivari. Os baianos têm um vice-campeonato da Copinha, em 2011.
Rival do Bahia, o Vitória encarou a Ferroviária no Estádio Bela Vista, em Cravinhos (SP). As equipes empataram por 2 a 2 no tempo normal, com o atacante Emanuel e o meia Lohan marcando para o Rubro-Negro e o zagueiro Ticianelli e o atacante Thiagão (batendo pênalti) anotando os gols da Locomotiva.
O empate proporcionou a primeira disputa de pênaltis desta Copinha. Melhor para a Ferroviária, que venceu por 7 a 6, após se classificar para encarar Santos ou São José na terceira fase.
No Estádio Mário Lima Santos, em Brodowski (SP), o Bandeirante, time da casa, não resistiu ao Guarani, que venceu por 3 a 0. Os atacantes João Marcelo (duas vezes) e Artur, no segundo tempo, balançaram as redes para o Bugre, que terá como adversário, na terceira fase, o ganhador do confronto entre Botafogo-SP e Atlético-MG, que jogam no Estádio José Lancha Filho, em Franca (SP), às 21h deste domingo.
O primeiro classificado do dia saiu em Tupã (SP). No Estádio Alonso Carvalho Braga, o Água Santa bateu o Linense por 2 a 1, de virada. O meia Kayque abriu o placar para o Elefante da Mogiana, mas o atacante Ryan Santos, com dois gols, garantiu a vaga do Netuno, que aguarda Fluminense ou CRB, que se enfrentam ainda neste domingo, às 21h30, no Estádio Gilbertão, em Lins (SP).
A fase de grupos terminou no sábado (12), com a definição dos últimos classificados ao mata-mata. No Grupo 21, o Grêmio assegurou a liderança da chave ao empatar por 1 a 1 com o Atlético Guaratinguetá, time da casa, no Estádio Dario Rodrigues Leite. O Tricolor Gaúcho, com sete pontos, acabou eliminando os anfitriões, que foram a dois pontos. A segunda vaga ficou com Vitória da Conquista, que fez 2 a 1 no Porto Vitória.
Na segunda fase, o Grêmio terá pela frente o Marcílio Dias na segunda-feira (13), às 11h, novamente em Guaratinguetá (SP). No mesmo dia e horário, o Vitória da Conquista mede forças com o Goiás, no Estádio Joaquinzão, em Taubaté (SP).
Pelo Grupo 23, o Flamengo derrotou o Esporte Clube São Bernardo por 3 a 1 no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes (SP), garantindo o segundo lugar da chave, com seis pontos. A liderança foi do Zumbi, que empatou por 1 a 1 com o Cruzeiro-PB, no mesmo local. O time alagoano concluiu a participação na fase com sete pontos.
Os dois times também voltam a jogar na segunda. Às 15h, o Zumbi visita o União Suzano, no Suzanão. Mais tarde, às 21h45, o Flamengo encara o Red Bull Bragantino, no Nogueirão.
Já no Grupo 25, sediado em Santana do Parnaíba (SP), o Ituano garantiu a ponta, com sete pontos, ao vencer o Fortaleza por 1 a 0, no Estádio Prefeito Gabriel Marques da Silva. Apesar do tropeço, o Leão do Pici também se classificou. O Tricolor somou os mesmos quatro pontos do São Bento, que goleou o Carajás por 4 a 0, mas ficou à frente do time de Sorocaba (SP) pelo saldo de gols (dois a um).
Nesta segunda-feira, o Fortaleza pega o América-MG às 15h, outra vez em Santana do Parnaíba. No mesmo horário, o Ituano duela com o Sfera, no Estádio Amadeu Mosca, em Salto (SP).
Em outras duas chaves, os classificados estavam definidos, mas faltava saber quem ficaria na ponta. No Grupo 20, com sede em Embu das Artes (SP), Sport e o anfitrião Referência empataram sem gols. O resultado no Estádio Hermínio Esposito deu a primeira colocação ao Leão, com os mesmos sete pontos do rival e à frente no saldo de gols (seis a dois).
O Sport volta a jogar nesta segunda, às 11h, novamente em Embu das Artes, contra o Oeste. O Referência será adversário do Palmeiras, campeão de 2022 e 2023, às 19h30, na Arena Barueri.
Por fim, no Grupo 31, disputado no Estádio da Rua Javari, em São Paulo, Juventus e Ceará empataram por 1 a 1. Ambas as equipes foram a sete pontos, mas os donos da casa, pelo melhor saldo (seis a quatro), passaram de fase na liderança.
No mata-mata, o Moleque Travesso recebe o Vasco nesta segunda, às 15h, enquanto o Vozão pega o XV de Piracicaba no Estádio Nicolau Alayon – que também fica na capital paulista – às 11h do mesmo dia.
São Paulo e América-RN se enfrentam neste domingo (12), às 19h, no Estádio Zezinho Magalhães, em Jaú. O duelo é válido pela segunda rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O confronto pelo mata-mata da Copinha terá transmissão na Cazé TV e CNN Esportes.
O São Paulo terminou a fase de grupos em primeiro lugar de sua chave após três vitórias. Já a equipe potiguar ficou em segundo lugar no Grupo 12.