Maguinha Malta e Pastor Fabiano mostraram afinidade política e movimentam especulações
No início desta semana, o Partido Liberal (PL) realizou uma palestra para mulheres de direita do município e contou com a presença de Maguinha Malta, nome que vem ganhando destaque nos jornais devido à possibilidade de disputar uma vaga para o Senado nas eleições de 2025. Maguinha Malta é filha do senador Magno Malta, figura emblemática da direita nacional e presidente do PL capixaba.
Outro que marcou presença foi o vereador Pastor Fabiano (PL), oposicionista do prefeito Arnaldo Borgo. Quem acompanha as sessões da Câmara de Vila Velha tem visto os apontamentos do vereador, que vem cobrando transparência e efetividade dos atos públicos do Executivo municipal.
O coordenador e articulador da campanha do Pastor Fabiano, Jonas Souza, falou sobre o início do mandato: “O vereador vem desenvolvendo um trabalho com muita cautela, seguindo a boa técnica legislativa. Outra característica é o mandato participativo, uma espécie de ouvidoria paralela, onde procuramos uma conexão direta com a população que traz diversas demandas que são devidamente analisadas”.
Perguntado sobre 2026 e uma possível parceria com Maguinha Malta, Jonas não deu muitas pistas, porém mostrou que está antenado: “Estamos no começo da construção de uma longa caminhada. A postura da Maguinha tem chamado a nossa atenção, uma sensibilidade enorme com a pauta das mulheres e firme contra os abusos. A franqueza e a sinceridade são marcas da família Malta, como temos testemunhado em toda trajetória do senador Magno Malta”, destacou.
Maguinha senadora e Pastor Fabiano deputado
Já o mercado tem interpretado as movimentações de Maguinha Malta como o prelúdio de uma futura candidatura ao Senado. Lembrando que ela esteve presente no processo eleitoral para prefeitos e vereadores de todo o Estado, ajudando seus aliados e marcando território.
Da mesma forma o pastor Fabiano, com o seu trabalho de oposição ao prefeito Arnaldo Borgo, vem se cacifando para disputar uma das 30 vagas da Assembleia Legislativa ou até mesmo uma vaga na Câmara Federal, tudo vai depender do momento.
No mês passado, ele protocolou um pedido de afastamento do secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Ricardo Borgo, por crime de responsabilidade.