Mais de 70% do eleitorado da capital ainda não sabe em quem votar para prefeito
A pesquisa realizada pela Paraná Pesquisa, encomendada pelo Grupo Bandeirantes e divulgada no mês passado, mostrou que 72,1% dos eleitores de Vitória ainda não sabem em quem vão votar. Foi o que apontou os dados da pesquisa espontânea, com 67,8% não sabe/não respondeu, somados com 4,3% de nenhum/branco/nulo.
Esses números abrem a disputa e corroboram para o fenômeno das últimas três eleições para prefeito de Vitória, onde quem saiu na frente das pesquisas não levou a disputa. Em 2012, Luiz Paulo tinha 46% contra 20% de Luciano Rezende, que venceu a disputa. O mesmo aconteceu em 2016, Amaro Neto liderava com 33%, Luciano Rezende tinha 24%, ele novamente virou e venceu. Já em 2020, João Coser e Fabrício Gandini estavam empatados com 22% cada, contra apenas 10% de Pazolini, deu Pazolini.
O professor e especialista político Isaac Silva comentou sobre o cenário da corrida eleitoral da capital: “Apesar das pesquisas trazerem o atual prefeito na liderança, a realidade é bem diferente das impressões. Quando o assunto é pesquisa espontânea, estamos falando de amostragens sem tendências e influências, é uma decisão mais pura do eleitor, que mostra o seu grau de lembrança e interesse no processo eleitoral. 72,1% de indecisos ou de quem não sabe em quem votar na espontânea é muita coisa, coloca praticamente todos os pré-candidatos no páreo e pode servir de sinal de alerta para a situação”.

Vale lembrar que na pesquisa espontânea não são apresentados nomes dos candidatos e o entrevistado não é estimulado por nenhum tipo de lista, quando questionado em quem pretende votar. O levantamento espontâneo é mais próximo do real sentimento do eleitor e busca aferir, principalmente, a lembrança que o eleitor tem dos atores políticos e o seu atual grau de interesse nas eleições.
A Paraná Pesquisas ouviu 800 eleitores de Vitória entre os dias 17 e 22 de maio. Até o momento, a disputa para prefeito de Vitória tem sete pré-candidatos definidos:
- Camila Valadão (PSOL)
- Capitã Estéfane (PODEMOS)
- Capitão Assumção (PL)
- Du (AVANTE)
- João Coser (PT)
- Lorenzo Pazolini (REPUBLICANOS)
- Luiz Paulo (PSDB)