Search
Close this search box.

Deputado Callegari vai pedir explicações a Cesan sobre a estação de tratamento de esgoto de Ibatiba

Segundo populares, o mau cheiro é constante e uma espuma estranha invadiu o rio local.

O Governo do Estado, por meio da Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ibatiba, com a promessa de universalizar toda rede sanitária do município. Porém, os moradores estão reclamando do mau cheiro constante e estão preocupados com o rio e córregos que nos últimos dias têm recebidos uma espuma estranha, nunca vista antes.

Foi o que relatou o Dr. Adalmário Lacerda, advogado e empresário da região: “O meu comércio é ao lado do rio, onde existem vários pontos despejando o esgoto direto, sem ser coletado. A proposta apresentada pela Cesan é conectar os esgotos das casas na rede de coleta que vai para estação de tratamento, o que não está acontecendo. Sabemos que isso é um problema antigo, mas não tivemos nenhum avanço significativo até o momento”.

O deputado estadual Wellington Callegari esteve no local e constatou que as ocorrências apresentadas procedem: “O odor é insuportável e o esgoto primário continua sendo despejado no rio da cidade. Vou cobrar explicações da Companhia Espírito-santense de Saneamento(Cesan) e discutir uma forma de reduzir esse mau cheiro”.

Callegari também mencionou a situação da cobrança da taxa de esgoto que será implementada nos próximos dias: “conversando com os moradores, eles questionaram a cobrança da taxa, referente ao tratamento de toda rede de esgoto. O problema é que as redes não estão interligadas e continuam poluindo o rio que vem sendo invadido por uma espuma que tem causado grande preocupação a população”.

A Estação de Tratamento de Esgoto de Ibatiba foi inaugurada no dia 16 de fevereiro deste ano e custou R$ 29.4 milhões. O objetivo é universalizar e rede dos seguintes bairros: Soniter, Bela Vista, Novo Horizonte, Centro, Brasil Novo, São José, Ipê, Boa Esperança, Floresta I, Floresta II, São Sebastião, Trocate, Vila Nova e Lacerda Sodré de Assis.

Picture of Redação O Fator Brasil

Redação O Fator Brasil

O Fator Brasil é um portal de notícias que acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais acontecimentos do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Nesta terça-feira (13), a Escócia recebe Portugal, às 15h45 (de Brasília), no Hampden Park, pela 4ª rodada do grupo 1 da Uefa Nations League.

Os escoceses, que ainda não venceram no torneio, precisam desesperadamente de um triunfo em Glasgow se ainda quiserem ter esperanças de classificação às quartas.

No momento, porém, o Tartan Army está na lanterna da chave, posição que rebaixaria a seleção para a Liga das Nações B na próxima temporada.

Portugal, por sua vez, vive momento totalmente oposto na competição.

Embalada pela grande fase de Cristiano Ronaldo, a seleção lusa tem 100% de aproveitamento e lidera a chave, com 9 pontos, logo à frente da Croácia, que tem 6.

A equipe vive bom momento sob o comando de Roberto Martínez e soma três vitórias seguidas desde a disputa da última Eurocopa.

Na última rodada, inclusive, os portugueses não tomaram conhecimento da Polônia e bateram a adversária por 3 a 1 fora de casa, com grande autoridade.

Onde assistir a Escócia x Portugal?

Escócia x Portugal, nesta terça-feira (15), às 15h45 (de Brasília), pela Nations League, tem transmissão do Sportv (TV fechada).

Palpites para Escócia x Portugal

  • Rodrigo Bueno: Escócia 1 x 1 Portugal

  • Paulo Cobos: Escócia 0 x 1 Portugal

  • Rafael Marques: Escócia 1 x 2 Portugal

Prováveis escalações de Escócia x Portugal

  • ESCÓCIA: Gordon; Ralston, Souttar, Hanley e Robertson; McLean, Gilmour, Doak, McTominay e Christie; Adams Técnico: Steve Clark

  • PORTUGAL: Diogo Costa; Dalot, Rúben Dias, Renato Veiga e Nuno Mendes; Vitinha, Rúben Neves e Bruno Fernandes; Pedro Neto, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo Técnico: Roberto Martínez

Uma criança de 9 anos invadiu uma fazendinha localizada ao lado de uma clínica veterinária em Nova Fátima (PR), a cerca de 375 quilômetros de Curitiba, e matou 23 animais. O caso ocorreu no último domingo (13).

Imagens obtidas pela CNN mostram a criança, acompanhada de um cachorro, pulando uma pequena cerca e invadindo o local.

Veja o vídeo:

Entre os animais mortos estão 20 coelhos e três porquinhos-da-índia.

Segundo Brenda Almeida, a proprietária do local, a criança entrou na fazenda por volta de 18h. As imagens mostram que ninguém interveio na ação do menor, que permaneceu lá por cerca de 40 minutos.

Ela afirmou que a própria criança admitiu ter cometido os maus-tratos, detalhou como matou os animais e confessou que não era a primeira vez que fazia isso.

A Polícia Civil informou que, por se tratar de uma criança de 9 anos, não há implicações criminais contra o autor, mas que o boletim de ocorrência foi encaminhado ao Conselho Tutelar.

* Sob supervisão

Tendência