Chinesa DeepSeek lidera downloads no iPhone, superando os do ChatGPT na App Store. Entenda por quê

O modelo de inteligência artificial do aplicativo é visto como fortemente competitivo com as últimas versões da OpenAI, dona do ChaptGPT, e da Meta Platforms. O argumento da empresa de que sua ferramenta custa muito menos para ser treinada e desenvolvida impulsionou reações importantes na cadeia de suprimentos asiática.

  • Finanças: Ações da Nvidia despencam e Nasdaq recua com nova IA chinesa
  • Leia mais: Quais os melhores exercícios para a agilidade mental, segundo a IA?

Empresas chinesas de tecnologia ligadas à DeepSeek, como a Iflytek, dispararam nesta segunda-feira, enquanto fabricantes de ferramentas para chips, como a ASML Holding NV, da Holanda, e a Advantest, do Japão, sofreram quedas, devido à ameaça potencial à demanda por aceleradores de IA da Nvidia.

Índices futuros de ações nos EUA também caíram em meio a preocupações de que os modelos de IA da DeepSeek possam desestabilizar a liderança tecnológica americana.

Elogiado pelo investidor Marc Andreessen como “um dos avanços mais impressionantes e surpreendentes”, o assistente da DeepSeek demonstra seu raciocínio e trabalho enquanto responde a consultas ou comandos escritos dos usuários. Avaliações na App Store da Apple e na Play Store do Android, da Alphabet, destacaram essa transparência. O aplicativo liderou a lista de downloads gratuitos no iPhone nos EUA e está entre os aplicativos de produtividade mais baixados na Play Store.

  • ‘World’: Por que uma empresa ‘paga’ para ‘escanear’ olhos de brasileiros? Representante no país explica

Fundada pelo chefe de um chinês de gestão de ativos, Liang Wenfeng, o modelo de IA de código aberto da DeepSeek está provocando uma reavaliação dos bilhões de dólares que as empresas têm investido para se manterem à frente na corrida pela IA.

— Embora ainda seja necessário observar se a DeepSeek se provará uma alternativa viável e mais barata a longo prazo, as preocupações iniciais giram em torno de saber se o poder de precificação das gigantes tecnológicas americanas está sendo ameaçado e se seus enormes gastos com IA precisam ser reavaliados — disse Jun Rong Yeap, da IG Asia.

Limitações políticas no modelo de IA

Como todos os outros modelos de IA produzidos na China, a DeepSeek se autocensura em tópicos considerados politicamente sensíveis no país. Diferentemente do ChatGPT, a DeepSeek desvia de questões sobre a Praça Tiananmen, o presidente Xi Jinping ou a possibilidade de uma invasão da China a Taiwan. Isso pode causar estranheza a usuários internacionais que talvez não tenham tido contato direto com chatbots chineses anteriormente.

O sucesso inicial oferece um contraponto às expectativas de que as IAs mais avançadas exigirão quantidades crescentes de poder computacional e energia — uma suposição que levou as ações da Nvidia e seus fornecedores a máximas históricas.

  • Planos futuros: Meta planeja investir até US$ 65 bilhões em iniciativas de inteligência artificial este ano

O custo exato de desenvolvimento e consumo de energia da DeepSeek ainda não é totalmente conhecido, mas a startup apresentou números que sugerem que seu custo foi apenas uma fração do das versões mais recentes da OpenAI. O fato de um modelo de IA pequeno e eficiente ter surgido da China, um país sujeito a sanções comerciais crescentes dos EUA sobre chips da Nvidia, desafia a eficácia dessas medidas.

A rivalidade tecnológica EUA-China

— O EUA são ótimos em pesquisa, inovação e, especialmente, em avanços disruptivos, mas a China é melhor em engenharia — disse o cientista da computação Kai-Fu Lee, no início deste mês, no Fórum Financeiro Asiático em Hong Kong. —Nos dias de hoje, quando você tem poder de computação e dinheiro limitados, aprende a construir coisas de forma muito eficiente.

  • Mais dinheiro em jogo: Trump anuncia um investimento de US$ 500 bilhões em infraestrutura de IA nos EUA

As ambições estratégicas da China em IA devem continuar rendendo frutos nos próximos 24 meses, com o país se preparando para reduzir ainda mais a lacuna de desenvolvimento na comparação com os EUA, apesar dos gargalos no fornecimento de semicondutores. A crescente capacidade da China em IA é uma prova de sua força inerente em desenvolvimento de software, posicionando a nação como o principal desafiante aos EUA, dizem Robert Lea e Jasmine Lyu, analistas da Bloomberg Intelligence.

Foto de Redação O Fator Brasil

Redação O Fator Brasil

O Fator Brasil é um portal de notícias que acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais acontecimentos do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

No sábado o governador de Minas Gerais vai participar do evento de lançamento da pré-candidatura de Monjardim ao Senado

O vereador de Vitória, Leonardo Monjardim (Novo), realizará nesta sexta-feira (7) uma homenagem especial ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em reconhecimento à sua gestão inovadora e ao fortalecimento das relações entre Minas e Espírito Santo, especialmente, na área turística.

A solenidade antecede o evento de sábado (8), que marcará o lançamento oficial da pré-candidatura de Monjardim ao Senado Federal, com a presença confirmada do próprio Zema e do presidente nacional do partido Novo, Eduardo Ribeiro. A participação das duas principais lideranças da legenda reforça a dimensão nacional do projeto político que começa a ser construído a partir do Espírito Santo.

Reeleito para o segundo mandato na Câmara Municipal de Vitória, Monjardim vem se destacando por resultados concretos. Formado em Direito, é professor, escritor com diversas obras publicadas, membro da Academia Espírito-santense de Letras, ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, mestre em Educação e pós-graduado em Cidades Inteligentes, Gestão/Planejamento Urbano e Auditoria Pública.

Na Câmara, o vereador exerce papéis de grande relevância. É vice-presidente da Casa, líder do governo, presidente das comissões de Educação e Finanças e corregedor-geral. Essas funções refletem a confiança dos colegas e sua capacidade de liderança, diálogo e boa gestão pública.

Entre suas principais proposições estão o Programa LIBRE (Lei 10.086/2024), que garante a distribuição gratuita de medidores de glicose a crianças com diabetes, o Cartão do Estudante Leitor (Lei 10.090/2024), que incentiva a leitura e o acesso à literatura e o Projeto de Lei nº 272/2025, que cria a Rede de Bibliotecas Escolares de Vitória, promovendo integração, modernização e incentivo à cultura e à educação.

Ao falar sobre a homenagem a Zema, Monjardim destacou a admiração pelo modelo de gestão mineiro: “Romeu Zema é uma referência de administração pública eficiente, ética e responsável. Sua liderança inspira uma nova forma de fazer política, com foco em resultados e compromisso com as pessoas. É esse exemplo que queremos fortalecer também no Espírito Santo”, afirmou o vereador.

Com o lema “Um novo caminho para o Espírito Santo”, Monjardim lança sua pré-candidatura ao Senado com a proposta de unir técnica e transparência, defendendo valores como a família, a segurança pública, a proteção das crianças e o uso responsável dos recursos públicos: “Nosso Estado precisa de uma voz independente e atuante no Senado, capaz de propor soluções reais e representar o Espírito Santo com coragem e verdade”, concluiu.

Os dois dias de programação consolidam Monjardim como um dos nomes em ascensão e promissores da política capixaba, reforçando sua disposição de ampliar suas proposições para o senado.

Confira os locais e horários dos eventos

  • Sexta-feira 7 – Homenagem a Romeu Zema: Câmara Municipal de Vitória, às 19h00, no plenário Maria Ortiz (Aberto ao público).
  • Sábado, 8 – Lançamento da pré-candidatura de Leonardo Monjardim ao Senado Federal: Espaço Patrick Ribeiro (Aeroporto de Vitória), às 9h00 (Aberto ao público).

Partido Novo prepara ato com lideranças nacionais e vai anunciar Leonardo Monjardim para o Senado.

O Partido Novo vai oficializar a pré-candidatura do vereador de Vitória Leonardo Monjardim ao Senado Federal. O anúncio será feito durante evento que contará com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), apontado como pré-candidato à Presidência da República para as eleições de 2026.

O evento será realizado no dia 8 de novembro, às 9h, no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória, e reunirá autoridades políticas, lideranças, filiados e apoiadores, em uma movimentação que confirma o esforço da sigla em consolidar palanques regionais e construir musculatura política para a disputa eleitoral do próximo ano.

Além de Zema e Monjardim, estão confirmadas as presenças do presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, e do líder estadual, Iuri Aguiar, anfitrião do encontro, que reafirmou o projeto Monjardim para o Senado: “Nosso projeto sempre foi ele, e o diálogo sempre buscou fortalecer o nome de Monjardim. Estrategicamente, estamos pavimentando um caminho sólido para 2026”, ressaltou Iuri.

Palanque capixaba e presença de Zema

A presença do governador Romeu Zema simboliza o movimento estratégico do partido para fortalecer sua base no Espírito Santo, Estado visto como ambiente favorável às aspirações da sigla. A expectativa é que Monjardim represente o projeto nacional do Novo no Senado, uma voz autêntica e propositiva da direita capixaba.

Zema, em ascensão no cenário nacional, tem intensificado agendas fora de Minas, buscando construir alianças e ampliar sua visibilidade para uma possível candidatura à Presidência da República. A escolha de Vitória para o ato reforça o protagonismo do Espírito Santo no plano estratégico da legenda: “Nosso trabalho nos levou a essa condição, sendo reconhecido pelas lideranças nacionais do Partido Novo. Eu tenho projetos relevantes e quero levá-los para Brasília, com o objetivo de estendê-los para todo o país, principalmente na área da educação”, afirmou Monjardim.

Perfil e trajetória de Leonardo Monjardim

Leonardo Monjardim é membro da Academia Espírito-Santense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, professor de Direito, Administração e Contabilidade Fiscal, além de escritor com oito obras publicadas. Em seu segundo mandato, vem ganhando destaque na defesa da educação, leitura, tecnologia social e políticas públicas inovadoras.

Sua atuação legislativa tem fortalecido bibliotecas escolares, ampliado o acesso à leitura e criado programas de incentivo educacional, como a Lei nº 10.095/2025 (Política de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares), a Lei nº 10.028/2024 (Premiação “Grandes Leitores”), a Lei nº 9.996/2023 (Abril Laranja) e a Lei nº 9.963/2023 (Dia da Troca de Livros), iniciativas que posicionam Vitória como referência nacional na promoção da leitura e formação de leitores críticos e engajados.

Monjardim colocou Vitória no mapa da inovação em saúde do Brasil

Outro marco do seu mandato foi colocar a capital Vitória no mapa das políticas públicas inovadoras em saúde com a Lei n° 10.068/2024, que instituiu o “Programa de Monitorização Contínua da Glicose”. A iniciativa garante o fornecimento gratuito de sensores para crianças com diabetes tipo 1, uma política pioneira, que ganhou repercussão nacional e passou a servir de modelo para diversos municípios e Estados do Brasil.

“A nossa missão sempre foi salvar vidas e oferecer dignidade às famílias. Ver essa política ser replicada e inspirar outras cidades do Brasil é a maior recompensa de um trabalho construído com amor e responsabilidade pública”, ressaltou o pré-candidato ao senado.

Com essa medida, o município tornou-se referência em saúde preventiva e tecnologia assistiva, consolidando a agenda de inovação social defendida por Monjardim.

Convite ao evento

O ato de lançamento da pré-candidatura será aberto ao público e ocorrerá no próximo sábado, 8 de novembro, às 9h, no Espaço Patrick Ribeiro, no Aeroporto de Vitória. A expectativa é de um grande público, reforçando o protagonismo da legenda no Estado e marcando o início da caminhada de Monjardim rumo ao Senado em 2026.

Vítima foi encontrada na areia da praia após ataque a veículo e familiares relatam envolvimento com tráfico

Um adolescente de 17 anos, identificado como Isaque de Oliveira Bandeira, foi assassinado na tarde de domingo (2) em Praia de Carapebus, na Serra. Imagens registradas no local mostram um carro com marcas de diversos disparos. É possível ouvir os tiros, seguidos de correria, enquanto pessoas tentam se proteger do ataque. Minutos depois, o corpo de Isaque foi encontrado na areia da praia, em uma área de difícil acesso.

Familiares relataram que o jovem tinha envolvimento com o tráfico de drogas. Segundo eles, há poucos dias, Isaque havia deixado a casa da mãe, no bairro São Diogo, também na Serra, para morar sozinho em Carapebus.

Os parentes não souberam informar se o carro atingido pelos disparos pertencia ao adolescente ou se ele estava dentro do veículo no momento do ataque.

Tendência

plugins premium WordPress
O Fator Brasil