Brasil busca virada, França reage e vence no tie-break
Atual campeã Olímpica, a França começou com vitória em um primeiro set bastante equilibrado e disputado, 25 a 23. Equilíbrio e disputa que se mantiveram no segundo set, a favor do Brasil em 29 a 27.
No terceiro, a França caiu diante do forte ataque brasileiro e pareceu irreconhecível em comparação aos outros sets, com impressionantes 25 a 13 para o Brasil e virada na partida: 2 a 1.
Andrea Giani, treinador italiano da seleção francesa, chamou a atenção dos seus jogadores no intervalo, pedindo cuidado sobretudo com os ataques em diagonal dos brasileiros. Deu certo. No quarto set a França forçou o saque (três aces) e dificultou muito o trabalho de recepção do Brasil. Somado ao seu forte ataque, os europeus venceram a parcial por 25 a 19, levando o jogo para o quinto e último set.
A disputa no tie-break foi lá e cá. O Brasil chegou a abrir dois pontos, mas a França buscou o placar, com bloqueios e boa defesa. Virou o marcador e um ace de Jouffroy deu números finais à parcial em 18-16 e ao jogo em 3 sets a 2, em 2h07min.
“Contra a França é sempre um jogo longo. Acho que podemos aprender muito com a partida de hoje”, comentou Lucarelli, principal pontuador do Brasil com 18 acertos, para a Volleyball World após o jogo, ainda em quadra.