A virada da Casas Bahia e as perspectivas pós Black Friday

Em agosto do ano passado, a Casas Bahia deu a largada para o seu ambicioso Plano de Transformação. A primeira etapa do programa, que consistia principalmente no reperfilamento da dívida, foi concluída com sucesso exato um ano depois.

Agora, é a segunda fase do projeto – que tem entre os seus objetivos resgatar a rentabilidade e buscar a geração de caixa pela empresa – que alcança marcas importantes, conforme revelado no balanço do terceiro trimestre.

No período, o Grupo Casas Bahia apresentou melhora sequencial das margens operacionais pelo quarto trimestre consecutivo, crescimento em lojas físicas, maior penetração de serviços, aumento da carteira de crediário e maior liquidez, com a melhor variação de saldo em caixa dos últimos 4 anos.

Trata-se, portanto, de uma virada impulsionada sobretudo pelo plano concebido um ano atrás. “Os resultados demonstram que a nossa estratégia de transformação caminha de forma bem-sucedida”, afirma Vital Leite, diretor-executivo de soluções financeiras do Grupo.

Basta olhar os indicadores com atenção para reforçar o que diz o executivo. No terceiro trimestre de 2024, o Ebitda ajustado da empresa atingiu R$ 491 milhões – para efeito comparativo, no mesmo período do ano passado o resultado havia sido negativo em R$ 66 milhões. O balanço também revelou que a margem Ebitda saltou 7,7%.

Além disso, a margem alcançada no terceiro trimestre de 2024 foi a maior em 18 meses, numa demonstração inequívoca de que o turnaround segue a todo o vapor.

Diversas iniciativas adotadas no âmbito do Plano de Transformação explicam os bons resultados. No terceiro trimestre, os investimentos do Grupo totalizaram R$ 54 milhões, sendo que 88% do total foram direcionados para suportar a digitalização da companhia e melhorar a experiência dos clientes – um dos focos da nova fase vivida pela empresa.

A disciplina financeira e o foco em categorias estratégicas estão, de fato, mudando o jogo para a companhia. Vital Leite ressalta que as melhores margens são reflexo da revisão do mix de produtos, ampliação de serviços e do aumento da qualidade dos estoques.

Outros pontos a se destacar são o crescimento das receitas do marketplace, de 24,1%, as vendas nas lojas físicas (avanço de 7,1%), e a plataforma de retail media, que apresentou aumento da receita bruta superior a 400% em relação a 2023.

O executivo acrescenta que um dos pilares do desempenho positivo está no segmento de soluções financeiras, que aceleraram 37,8%. Outro ponto positivo foi a retomada da carteira de crediário, que alcançou R$ 5,7 bilhões, sua máxima histórica, com crescimento anual de 7,4%.

No digital, o grupo também registrou a maior participação já observada, com 9% das vendas totais provenientes do canal online. O balanço do terceiro trimestre está recheado de números positivos.

“Nós reforçamos os nossos investimentos em logística, tecnologia e linhas de crédito para oferecer uma Black Friday marcante”, diz Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia

No período, o Grupo manteve os esforços para reduzir custos e despesas operacionais. As despesas gerais e administrativas caíram 2,8% no trimestre e 6,6% no acumulado do ano.

Diversas inovações tiveram papel decisivo nos resultados. Recentemente, o Grupo colocou em operação a solução logística full cross, permitindo que fornecedores armazenem seus produtos nos Centros de Distribuição.

O Grupo também implementou uma nova ferramenta de precificação com inteligência artificial, que já está rodando em 80% da receita do canal online, com testes em andamento nas lojas físicas.

“É uma precificação dinâmica, que lê a demanda para determinar o preço dos produtos”, diz Leite. “Quando você traz isso para o ecossistema da empresa, consegue maximizar a rentabilidade.”

Como será o desempenho da companhia na reta final de ano? “Estamos animados e preparados para aproveitar a sazonalidade do quarto trimestre, já prevendo mais uma evolução nos nossos resultados. A própria Black Friday será um reflexo disso. Nós reforçamos os nossos investimentos em logística, tecnologia e linhas de crédito para oferecer uma Black Friday marcante”, diz Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia.

Para a principal data do varejo, a empresa ampliou a frequência de abastecimento para as lojas e as ofertas de crédito aos consumidores. Além disso, para promover a melhor experiência aos clientes, diversas áreas tiveram a capacidade aumentada, entre elas: logística, tecnologia, atendimento e marketing.

Desde o final de outubro, a varejista está promovendo os plantões da Black Friday, com entradas ao vivo nas redes sociais do Grupo Casas Bahia. São dois plantões diários com descontos para quantidades limitadas de produtos.

Para fazer a maior Black Friday de todas, a Casas Bahia montou também a Central Black, uma sala que mapeia os produtos mais buscados pelos consumidores em real time, na Megaloja da Marginal Tietê. Além de monitorar esses produtos, a Central funciona como estúdio onde um squad de influenciadores produz conteúdos exclusivos sobre a data.

“Somos uma marca com mais de 70 anos de história e vamos seguir renovando para atender as demandas de nossos clientes e fazendo jus ao nosso slogan ‘Dedicação total a você’. Nosso objetivo é manter o plano de transformação em andamento e continuar evoluindo para melhorarmos nossa rentabilidade a cada tri”, conclui Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia.

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Redação O Fator Brasil

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Projeto será votado na próxima segunda-feira (10) e estabelece diretrizes para o desenvolvimento sustentável do setor turístico

Na próxima semana o Projeto de Lei nº 286/2025, que institui as diretrizes da Política Municipal de Turismo no município estará na pauta da Câmara Municipal de Vila Velha. A proposta pretende criar um marco legal moderno e sustentável para o setor do turismo, alinhado às legislações federal e estadual que tratam do tema.

O texto apresentado por Pontini define princípios, metas e instrumentos de gestão para o turismo local, com foco em planejamento, sustentabilidade e participação social. Entre os principais objetivos estão:

  • Promover o turismo de forma integrada e descentralizada;
  • Incentivar o empreendedorismo e a criação de produtos turísticos baseados nas vocações locais;
  • Aumentar o fluxo e o tempo de permanência de visitantes;
  • Valorizar a cultura capixaba e preservar o patrimônio histórico e ambiental;
  • Garantir acessibilidade, inclusão e educação turística.

Sustentabilidade e fortalecimento do setor

De acordo com o projeto, o turismo será tratado como vetor de desenvolvimento econômico e social sustentável, com diretrizes voltadas à proteção ambiental e à valorização cultural. O texto também prevê a criação do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR) e o fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), responsáveis pela aplicação dos recursos e pelo acompanhamento das ações do setor.

Pontini destaca que a iniciativa busca garantir um crescimento estruturado e responsável da atividade turística, respeitando o modo de vida das comunidades locais e incentivando o turismo de base comunitária e o agroturismo.

O projeto também estabelece normas para o funcionamento das empresas e profissionais do ramo, tornando obrigatória a apresentação do certificado CADASTUR para a obtenção de alvarás de funcionamento e vigilância sanitária. A proposta ainda incentiva o uso de tecnologias digitais, parcerias público-privadas e mecanismos de inovação voltados à gestão e promoção do turismo.

Potencial turístico de Vila Velha

Na justificativa, o vereador Ademir Pontini lembra que Vila Velha possui cerca de 32 km de praias, além de ícones como o Convento da Penha, o Farol de Santa Luzia e o Morro do Moreno, o que torna o município um dos principais destinos do Espírito Santo. Segundo o vereador, a aprovação do projeto permitirá que Vila Velha avance com políticas de longo prazo e se torne referência em gestão turística sustentável e participativa no estado.

“O turismo é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento equilibrado das cidades. Queremos que Vila Velha cresça com planejamento, inclusão e respeito à sua identidade cultural”, destacou o autor da proposta.

A votação do projeto está prevista para a sessão ordinária da Câmara Municipal de segunda-feira, 10 de novembro, e, se aprovado, será encaminhado ao Executivo Municipal para sanção.

No sábado o governador de Minas Gerais vai participar do evento de lançamento da pré-candidatura de Monjardim ao Senado

O vereador de Vitória, Leonardo Monjardim (Novo), realizará nesta sexta-feira (7) uma homenagem especial ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em reconhecimento à sua gestão inovadora e ao fortalecimento das relações entre Minas e Espírito Santo, especialmente, na área turística.

A solenidade antecede o evento de sábado (8), que marcará o lançamento oficial da pré-candidatura de Monjardim ao Senado Federal, com a presença confirmada do próprio Zema e do presidente nacional do partido Novo, Eduardo Ribeiro. A participação das duas principais lideranças da legenda reforça a dimensão nacional do projeto político que começa a ser construído a partir do Espírito Santo.

Reeleito para o segundo mandato na Câmara Municipal de Vitória, Monjardim vem se destacando por resultados concretos. Formado em Direito, é professor, escritor com diversas obras publicadas, membro da Academia Espírito-santense de Letras, ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, mestre em Educação e pós-graduado em Cidades Inteligentes, Gestão/Planejamento Urbano e Auditoria Pública.

Na Câmara, o vereador exerce papéis de grande relevância. É vice-presidente da Casa, líder do governo, presidente das comissões de Educação e Finanças e corregedor-geral. Essas funções refletem a confiança dos colegas e sua capacidade de liderança, diálogo e boa gestão pública.

Entre suas principais proposições estão o Programa LIBRE (Lei 10.086/2024), que garante a distribuição gratuita de medidores de glicose a crianças com diabetes, o Cartão do Estudante Leitor (Lei 10.090/2024), que incentiva a leitura e o acesso à literatura e o Projeto de Lei nº 272/2025, que cria a Rede de Bibliotecas Escolares de Vitória, promovendo integração, modernização e incentivo à cultura e à educação.

Ao falar sobre a homenagem a Zema, Monjardim destacou a admiração pelo modelo de gestão mineiro: “Romeu Zema é uma referência de administração pública eficiente, ética e responsável. Sua liderança inspira uma nova forma de fazer política, com foco em resultados e compromisso com as pessoas. É esse exemplo que queremos fortalecer também no Espírito Santo”, afirmou o vereador.

Com o lema “Um novo caminho para o Espírito Santo”, Monjardim lança sua pré-candidatura ao Senado com a proposta de unir técnica e transparência, defendendo valores como a família, a segurança pública, a proteção das crianças e o uso responsável dos recursos públicos: “Nosso Estado precisa de uma voz independente e atuante no Senado, capaz de propor soluções reais e representar o Espírito Santo com coragem e verdade”, concluiu.

Os dois dias de programação consolidam Monjardim como um dos nomes em ascensão e promissores da política capixaba, reforçando sua disposição de ampliar suas proposições para o senado.

Confira os locais e horários dos eventos

  • Sexta-feira 7 – Homenagem a Romeu Zema: Câmara Municipal de Vitória, às 19h00, no plenário Maria Ortiz (Aberto ao público).
  • Sábado, 8 – Lançamento da pré-candidatura de Leonardo Monjardim ao Senado Federal: Espaço Patrick Ribeiro (Aeroporto de Vitória), às 9h00 (Aberto ao público).

Partido Novo prepara ato com lideranças nacionais e vai anunciar Leonardo Monjardim para o Senado.

O Partido Novo vai oficializar a pré-candidatura do vereador de Vitória Leonardo Monjardim ao Senado Federal. O anúncio será feito durante evento que contará com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), apontado como pré-candidato à Presidência da República para as eleições de 2026.

O evento será realizado no dia 8 de novembro, às 9h, no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória, e reunirá autoridades políticas, lideranças, filiados e apoiadores, em uma movimentação que confirma o esforço da sigla em consolidar palanques regionais e construir musculatura política para a disputa eleitoral do próximo ano.

Além de Zema e Monjardim, estão confirmadas as presenças do presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, e do líder estadual, Iuri Aguiar, anfitrião do encontro, que reafirmou o projeto Monjardim para o Senado: “Nosso projeto sempre foi ele, e o diálogo sempre buscou fortalecer o nome de Monjardim. Estrategicamente, estamos pavimentando um caminho sólido para 2026”, ressaltou Iuri.

Palanque capixaba e presença de Zema

A presença do governador Romeu Zema simboliza o movimento estratégico do partido para fortalecer sua base no Espírito Santo, Estado visto como ambiente favorável às aspirações da sigla. A expectativa é que Monjardim represente o projeto nacional do Novo no Senado, uma voz autêntica e propositiva da direita capixaba.

Zema, em ascensão no cenário nacional, tem intensificado agendas fora de Minas, buscando construir alianças e ampliar sua visibilidade para uma possível candidatura à Presidência da República. A escolha de Vitória para o ato reforça o protagonismo do Espírito Santo no plano estratégico da legenda: “Nosso trabalho nos levou a essa condição, sendo reconhecido pelas lideranças nacionais do Partido Novo. Eu tenho projetos relevantes e quero levá-los para Brasília, com o objetivo de estendê-los para todo o país, principalmente na área da educação”, afirmou Monjardim.

Perfil e trajetória de Leonardo Monjardim

Leonardo Monjardim é membro da Academia Espírito-Santense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, professor de Direito, Administração e Contabilidade Fiscal, além de escritor com oito obras publicadas. Em seu segundo mandato, vem ganhando destaque na defesa da educação, leitura, tecnologia social e políticas públicas inovadoras.

Sua atuação legislativa tem fortalecido bibliotecas escolares, ampliado o acesso à leitura e criado programas de incentivo educacional, como a Lei nº 10.095/2025 (Política de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares), a Lei nº 10.028/2024 (Premiação “Grandes Leitores”), a Lei nº 9.996/2023 (Abril Laranja) e a Lei nº 9.963/2023 (Dia da Troca de Livros), iniciativas que posicionam Vitória como referência nacional na promoção da leitura e formação de leitores críticos e engajados.

Monjardim colocou Vitória no mapa da inovação em saúde do Brasil

Outro marco do seu mandato foi colocar a capital Vitória no mapa das políticas públicas inovadoras em saúde com a Lei n° 10.068/2024, que instituiu o “Programa de Monitorização Contínua da Glicose”. A iniciativa garante o fornecimento gratuito de sensores para crianças com diabetes tipo 1, uma política pioneira, que ganhou repercussão nacional e passou a servir de modelo para diversos municípios e Estados do Brasil.

“A nossa missão sempre foi salvar vidas e oferecer dignidade às famílias. Ver essa política ser replicada e inspirar outras cidades do Brasil é a maior recompensa de um trabalho construído com amor e responsabilidade pública”, ressaltou o pré-candidato ao senado.

Com essa medida, o município tornou-se referência em saúde preventiva e tecnologia assistiva, consolidando a agenda de inovação social defendida por Monjardim.

Convite ao evento

O ato de lançamento da pré-candidatura será aberto ao público e ocorrerá no próximo sábado, 8 de novembro, às 9h, no Espaço Patrick Ribeiro, no Aeroporto de Vitória. A expectativa é de um grande público, reforçando o protagonismo da legenda no Estado e marcando o início da caminhada de Monjardim rumo ao Senado em 2026.

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