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A virada da Casas Bahia e as perspectivas pós Black Friday

Em agosto do ano passado, a Casas Bahia deu a largada para o seu ambicioso Plano de Transformação. A primeira etapa do programa, que consistia principalmente no reperfilamento da dívida, foi concluída com sucesso exato um ano depois.

Agora, é a segunda fase do projeto – que tem entre os seus objetivos resgatar a rentabilidade e buscar a geração de caixa pela empresa – que alcança marcas importantes, conforme revelado no balanço do terceiro trimestre.

No período, o Grupo Casas Bahia apresentou melhora sequencial das margens operacionais pelo quarto trimestre consecutivo, crescimento em lojas físicas, maior penetração de serviços, aumento da carteira de crediário e maior liquidez, com a melhor variação de saldo em caixa dos últimos 4 anos.

Trata-se, portanto, de uma virada impulsionada sobretudo pelo plano concebido um ano atrás. “Os resultados demonstram que a nossa estratégia de transformação caminha de forma bem-sucedida”, afirma Vital Leite, diretor-executivo de soluções financeiras do Grupo.

Basta olhar os indicadores com atenção para reforçar o que diz o executivo. No terceiro trimestre de 2024, o Ebitda ajustado da empresa atingiu R$ 491 milhões – para efeito comparativo, no mesmo período do ano passado o resultado havia sido negativo em R$ 66 milhões. O balanço também revelou que a margem Ebitda saltou 7,7%.

Além disso, a margem alcançada no terceiro trimestre de 2024 foi a maior em 18 meses, numa demonstração inequívoca de que o turnaround segue a todo o vapor.

Diversas iniciativas adotadas no âmbito do Plano de Transformação explicam os bons resultados. No terceiro trimestre, os investimentos do Grupo totalizaram R$ 54 milhões, sendo que 88% do total foram direcionados para suportar a digitalização da companhia e melhorar a experiência dos clientes – um dos focos da nova fase vivida pela empresa.

A disciplina financeira e o foco em categorias estratégicas estão, de fato, mudando o jogo para a companhia. Vital Leite ressalta que as melhores margens são reflexo da revisão do mix de produtos, ampliação de serviços e do aumento da qualidade dos estoques.

Outros pontos a se destacar são o crescimento das receitas do marketplace, de 24,1%, as vendas nas lojas físicas (avanço de 7,1%), e a plataforma de retail media, que apresentou aumento da receita bruta superior a 400% em relação a 2023.

O executivo acrescenta que um dos pilares do desempenho positivo está no segmento de soluções financeiras, que aceleraram 37,8%. Outro ponto positivo foi a retomada da carteira de crediário, que alcançou R$ 5,7 bilhões, sua máxima histórica, com crescimento anual de 7,4%.

No digital, o grupo também registrou a maior participação já observada, com 9% das vendas totais provenientes do canal online. O balanço do terceiro trimestre está recheado de números positivos.

“Nós reforçamos os nossos investimentos em logística, tecnologia e linhas de crédito para oferecer uma Black Friday marcante”, diz Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia

No período, o Grupo manteve os esforços para reduzir custos e despesas operacionais. As despesas gerais e administrativas caíram 2,8% no trimestre e 6,6% no acumulado do ano.

Diversas inovações tiveram papel decisivo nos resultados. Recentemente, o Grupo colocou em operação a solução logística full cross, permitindo que fornecedores armazenem seus produtos nos Centros de Distribuição.

O Grupo também implementou uma nova ferramenta de precificação com inteligência artificial, que já está rodando em 80% da receita do canal online, com testes em andamento nas lojas físicas.

“É uma precificação dinâmica, que lê a demanda para determinar o preço dos produtos”, diz Leite. “Quando você traz isso para o ecossistema da empresa, consegue maximizar a rentabilidade.”

Como será o desempenho da companhia na reta final de ano? “Estamos animados e preparados para aproveitar a sazonalidade do quarto trimestre, já prevendo mais uma evolução nos nossos resultados. A própria Black Friday será um reflexo disso. Nós reforçamos os nossos investimentos em logística, tecnologia e linhas de crédito para oferecer uma Black Friday marcante”, diz Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia.

Para a principal data do varejo, a empresa ampliou a frequência de abastecimento para as lojas e as ofertas de crédito aos consumidores. Além disso, para promover a melhor experiência aos clientes, diversas áreas tiveram a capacidade aumentada, entre elas: logística, tecnologia, atendimento e marketing.

Desde o final de outubro, a varejista está promovendo os plantões da Black Friday, com entradas ao vivo nas redes sociais do Grupo Casas Bahia. São dois plantões diários com descontos para quantidades limitadas de produtos.

Para fazer a maior Black Friday de todas, a Casas Bahia montou também a Central Black, uma sala que mapeia os produtos mais buscados pelos consumidores em real time, na Megaloja da Marginal Tietê. Além de monitorar esses produtos, a Central funciona como estúdio onde um squad de influenciadores produz conteúdos exclusivos sobre a data.

“Somos uma marca com mais de 70 anos de história e vamos seguir renovando para atender as demandas de nossos clientes e fazendo jus ao nosso slogan ‘Dedicação total a você’. Nosso objetivo é manter o plano de transformação em andamento e continuar evoluindo para melhorarmos nossa rentabilidade a cada tri”, conclui Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia.

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Redação O Fator Brasil

O Fator Brasil é um portal de notícias que acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais acontecimentos do Espírito Santo.

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Rio de Janeiro

Selton Mello foi um dos convidados de Serginho Groisman no Altas Horas (Globo), na madrugada deste domingo (7). No papo com o apresentador, ele voltou a falar sobre o antigo vício em remédios para emagrecer: Era através dos medicamentos que conseguia perder peso suficiente para interpretar determinados papéis.

O ator acabou pagando um alto preço para estar em forma. “Não recomendo, porque aquilo me fez muito mal. Eu tomava coisas de médicos da moda, e fiquei anos viciado nisso”, contou. “Aquilo ali não era o meu normal. Eu estava dopado e eu não passaria no doping”.

Ele disse ainda que os moderadores de apetite tiveram um efeito devastador sobre a sua saúde mental. “Eles me levaram a um estado de depressão”. Em entrevista recente à revista GQ, Selton deu mais detalhes sobre essa fase.

O ator explicou que precisou emagrecer drasticamente durante as gravações do filme “Lavoura Arcaica” (2001), quando recorreu a remédios. Viciou.

“Virou uma muleta. Precisei perder muito peso, virar um esqueleto. Chegou um momento de droga, anfetamina e comecei a parar de comer. Na reta final, entrei com diurético e só consumia líquidos”. Foi através dos remédios que chegou à forma em que aparece ao interpretar Chicó, de “O Auto da Compadecida” (2000). A parte 2 do filme, exibida no sábado (7), na CCXP, estreia nos cinemas no Natal.

“O Chicó é magrinho daquele jeito porque eu estava drogado. Virou uma roleta-russa. Parava, engordava, começava outro filme e vinha a anfetamina. Esse efeito sanfona era um amor pelos personagens e um desamor por mim mesmo”, disse.

Ele contou que decidiu buscar ajuda médica em 2009, quando fazia uso exagerado de anfetamina, mas não sentia “efeito”. Atualmente, diz que sua autoestima não é lá grandes coisas, mas não faz mais uso de substâncias químicas para emagrecer. Selton, inclusive, teve que engordar quase 20 quilos para interpretar o ex-deputado Rubens Paiva em “Ainda Estou Aqui”, filme que pode levá-lo ao Oscar.

Estrela de ‘Ainda Estou Aqui’, filme pelo qual foi ovacionado no Festival de Veneza, e de ‘O Auto da Compadecida 2’, um dos mais aguardados do ano pelo público brasileiro, Selton Mello revela os bastidores dessas e de outras produções de sucesso na autobiografia Eu Me Lembro.

A obra celebra quatro décadas de carreira e traduz memórias da família, dos amigos e a profundidade da relação do ator e diretor com a arte.

A trajetória é narrada em primeira pessoa, em resposta a uma série de perguntas feitas por um time de 40 estrelas da TV, teatro, cinema e literatura.

Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele, Fernanda Torres, o diretor Guel Arraes, Lázaro Ramos, Marjorie Estiano, Jeferson Tenório e Fábio Assunção são alguns dos nomes que ajudam a revelar um Selton de coração aberto: a carreira consolidada, suas dores, alegrias e uma história repleta de encontros de alma.

Publicação da Jambô Editora, o livro conta com três cadernos de fotografias, que retratam momentos distintos da vida do ator e somam mais de 70 fotos – um bônus à experiência de leitura.

Ao longo dos capítulos, Selton se revela de forma tocante e poética, ri de si mesmo e da vida e entrega bastidores das produções de sucesso que deixaram grandes marcas, especialmente para o cinema brasileiro.

Divulgação/Editora Jambô

Ficha técnica

Livro: Selton Mello: Eu Me Lembro
Autoria: Selton Mello
Editora: Jambô Editora
Preço: R$ 79,90
Onde encontrar: Jambô EditoraLivraria da Travessa e Amazon

O Tricolor das Laranjeiras pode cair com duas combinações de resultados de 27 possíveis entre os que lutam contra o Z4: derrota para o Palmeiras, vitória do Athletico-PR contra Atlético-MG, e vitória do RB Bragantino contra o Criciúma; e o outro é derrota para o Palmeiras, empate entre Atlético-MG e Athletico-PR, e vitória do RB Bragantino contra o Criciúma.

No primeiro turno, o Fluminense venceu o Palmeiras no Maracanã por 1 a 0 com gol de Jhon Arias.

Palmeiras x Fluminense – 38ª rodada do Brasileirão

Horário: 16h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Transmissão: Globo (TV aberta, para SP) e Premiere (pay-per-view)

Provável escalação

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez e Vanderlan; Aníbal Moreno, Richard Rios e Raphael Veiga; Felipe Anderson, Flaco López e Estêvão. Técnico: Abel Ferreira.



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