Search
Close this search box.

A personagem real que inspirou o filme com Fernanda Montenegro

Socorro Nobre foi a ‘Dora da vida real’ e inspirou personagem de Fernanda Montenegro no filme que virou referência do cinema nacional.

Foto: Divulgação/VideoFilmes

Pergunte a qualquer pessoa quais são os filmes brasileiros mais memoráveis da história, e a probabilidade de “Central do Brasil” estar na lista são altíssimas. Estamos falando do último longa brasileiro indicado ao Oscar de melhor filme internacional (categoria que, na época, ainda se chamava “melhor filme estrangeiro”), que também rendeu uma indicação a Fernanda Montenegro na categoria de melhor atriz. É facilmente uma das histórias mais emocionantes da sétima arte já feitas em nosso país, e o que nem todos sabem é que ela tem base em personagens reais.

Dirigido por Walter Salles, “Central do Brasil” conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora amargurada que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Ela frequentemente perde a paciência com os seus clientes e embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué (Vinícius de Oliveira), o filho de nove anos de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Dora reluta em cuidar do menino, que fica desabrigado e perambulado no local, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

A história emocionante de Dora e Josué é inspirada na trajetória real de Socorro Nobre –a mulher que, não por acaso, é quem aparece no primeiro frame do longa.

Quem foi Socorro Nobre?

Central do Brasil - Socorro Nobre

Central do Brasil – Socorro Nobre

Foto: Divulgação/VideoFilmes

Maria do Socorro Nobre era uma detenta do presídio feminino na Mata Escura, em Salvador (BA), condenada em 1988 por participação no assassinato do próprio irmão. Sua história ganhou o mundo quando, em 1993, ela escreveu uma carta para o pintor, escultor e fotógrafo polonês naturalizado brasileiro Frans Krajcberg. Impressionado com a correspondência, ele mostrou o texto a Walter Salles, quando este rodava o documentário “Frans Krajcberg, o Poeta dos Vestígios”.

Igualmente impressionado, Salles se inspirou para rodar um documentário sobre a troca de correspondências. O filme foi lançado em 1995, com o título “Socorro Nobre”.

O filme, de acordo com a sinopse oficial, trata da correspondência estabelecida entre o artista plástico imigrante da Segunda Guerra Mundial e a presidiária.

“Maria do Socorro Nobre, presidiária, conhece o trabalho do escultor Frans Krajcberg, que faz de sua arte uma meio de luta contra o desmatamento das florestas brasileiras, e passa a trocar cartas com este artista onde externa as expectativas de liberdade e de construção de uma nova vida após cumprir sua pena. Questões como liberdade, respeito e qualidade de vida são discutidas através dos depoimentos de vida dessas duas pessoas tão diferentes que acabaram por estabelecer uma relação de amizade”, diz a descrição do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP.

Conforme recorda o Correio 24 Horas, Walter Salles passou anos após o lançamento do documentário estudando uma forma de tornar a história de Socorro o ponto de partida para um filme de ficção. E “Central do Brasil” vem justamente disso: Socorro, nas horas vagas, escrevia cartas, listas de feiras e bilhetes para as colegas analfabetas da prisão.

“Na prisão, preenchia meu tempo trabalhando na cozinha e fazendo cursos profissionalizantes. Quando sobrava um tempinho, escrevia as cartas das colegas. Minha mãe era analfabeta e sempre me pedia para escrever cartas para nossos parentes”, disse em entrevista à Folha de S. Paulo publicada em março de 1999.

Socorro, que saiu do presídio em liberdade condicional em 1995, só soube do filme quando os ensaios já estavam começando. Na mesma entrevista à Folha, ela conta que Salles a convidou a ir para o Rio de Janeiro em 1996, sem explicar o motivo. “Quando cheguei lá, os ensaios para as filmagens já haviam começado. Ele me pediu para escrever uma carta, como se fosse para alguém querido que estivesse preso. Eu escrevi. Daí apareceu a Fernanda Montenegro para gravar e ele disse: “Dite a sua carta’. E foi o que eu fiz”, detalhou. O resultado é a primeira cena do longa.

Atualmente, não se sabe o paradeiro de Socorro Nobre. “Central do Brasil” está disponível para streaming na Netflix e no Globoplay.

Picture of Redação O Fator Brasil

Redação O Fator Brasil

O Fator Brasil é um portal de notícias que acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais acontecimentos do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Este sábado (13) é a data em que se comemora o Dia Mundial do Rock. Durante o Live Aid 1985, festival beneficente para arrecadar dinheiro no combate à fome na Etiópia, Phil Collins falou do desejo de que aquele fosse o dia mundial do rock. A data, porém, não é tão mundial assim. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, isso não é tão levado sério. No Brasil, o “dia mundial” se consolidou após rádios de rock citarem muito a comemoração.

O Paysandu recebe o Ceará nesta sexta-feira (12), no estádio da Curuzu, em partida válida pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Papão ocupa a 15ª colocação com 17 pontos, enquanto o Vozão é o 11º com 19 pontos. Confira a seguir onde assistir Paysandu x Ceará ao vivo.

Como chegam os times

Após um início terrível, a equipe Bicolor vem em um momento de recuperação. Na rodada passada, o Papão visitou o Coritiba no Couto Pereira e ficou apenas no empate por 1 a 1. Nicolas abriu o placar para o Lobo, mas Lucas Ronier igualou para os donos da casa.

Com isso, o Paysandu chegou a cinco partidas sem perder na competição, com duas vitórias e três empates, e abriu quatro pontos de distância da zona de rebaixamento. O problema da equipe paraense é a dificuldade em vencer dentro de casa, já que o Papão tem uma vitória e cinco empates na Curuzu.

Para a partida, o técnico Hélio dos Anjos desfalca a equipe após receber os cartões amarelo e vermelho na rodada anterior. Além dele, o zagueiro Wanderson também está no gancho por acúmulo de cartões. Entretanto, o meia João Vieira volta ao time após cumprir suspensão.

Do lado do Ceará, o técnico Léo Condé não contará com o meia Lourenço, que levou o terceiro cartão amarelo. Em compensação, o meia Recalde e o atacante Facundo Barceló voltam de contusão, enquanto o atacante Facundo Castro é dúvida.

Na rodada passada, mesmo com um jogador a mais durante metade do segundo tempo, o Vozão recebeu o Santos na Arena Castelão e perdeu por 1 a 0. Otero marcou o gol da vitória que colocou o Peixe de volta à liderança da Série B.

Com esse resultado, o Alvinegro de Porangabuçu tem agora apenas uma vitória em seis jogos na Série B. Consequentemente, a equipe caiu para a metade de baixo da tabela, após figurar no G-4 algumas rodadas atrás.

Onde assistir Paysandu x Ceará

O duelo entre Paysandu e Ceará no estádio da Curuzu começa às 21h30, no horário de Brasília, com transmissão ao vivo de Sportv (TV fechada) e Premiere (pay-per-view).

Assine a newsletter do Giz Brasil

Tendência