Search
Close this search box.

A Casa do Dragão | Quem é Daeron Targaryen?

ATENÇÃO: Spoilers de A Casa do Dragão e Fogo & Sangue a seguir!

O final do segundo episódio de A Casa do Dragão trouxe uma surpresa: Daeron Targaryen, o quarto e mais jovem entre os filhos de Alicent e Viserys, foi finalmente mencionado na série e provavelmente estreará nas telas em breve. Mas quem é Daeron, por que ele ainda não apareceu e qual é o seu papel na Dança dos Dragões? Vem entender aqui!

A confirmação da existência do personagem na série veio em uma cena bem no final do capítulo, quando Otto e Alicent conversam após Aegon dispensar o avô da posição de Mão do Rei. Otto diz para a filha que deve partir para Vilavelha, sede da casa Hightower, mencionando que lá estava um outro filho de Alicent que poderia ser útil: Daeron. Essa é a primeira vez que o mais jovem entre os filhos de Viserys é citado na adaptação, já que ele não permaneceu ausente durante a primeira temporada. Apesar disso, os fãs tinham esperanças de que Daeron não havia sido cortado da trama, visto que ele desempenha um papel importante no livro.

Em Fogo & Sangue, Daeron é retratado como o mais sensato entre os filhos do rei com sua segunda esposa, sempre ponderado e honrado mesmo durante períodos incertos. Ele nasceu muito perto de Jace, filho mais velho de Rhaenyra, e até chegou a compartilhar a ama de leite com o sobrinho. Porém, assim como seus irmãos mais velhos, ele cresceu alimentando uma rivalidade pulsante contra o trio Velaryon. 

Aos seis anos, ele já tinha seu dragão: uma linda fêmea azul chamada Tessarion. O príncipe tinha doze anos quando foi enviado a Vilavelha para ser escudeiro do lorde Hightower, tio de sua mãe. Já naquela época ele era considerado o mais popular entre os filhos da rainha, sempre inteligente, cortês e muito bonito. Daeron permaneceu entre os Hightower até os quinze anos, quando seu pai morreu e a Dança começou. Montado em Tessarion, o jovem se lançou ao campo de batalha na Campina, às margens do rio Vinhomel, onde conquistou sua primeira vitória para o lado dos Verdes e ficou conhecido como Daeron, o Audaz. 

Essa foi a primeira de muitas aparições de Daeron no front sul da guerra, onde permaneceu acumulando conquistas ao lado de sua Tessarion, a Rainha Azul, garantindo a Campina para os Verdes. Com o avançar da guerra e seus irmãos mais velhos seguindo seus próprios destinos, Daeron acaba se tornando a maior ameaça de Rhaenyra – afinal, ao lado de lorde Ormund Baratheon, o príncipe comandava um exército sulista gigante, e Tessarion era um dragão impressionante. 

Com Rhaenyra em Porto Real, foi esse o exército que marchou em direção à cidade, e Daeron, dos céus, era o seu batedor. Ele foi de vital importância em Tumbleton, cidade às margens do Vago que reunia um grande número de senhores das Terras Fluviais lutando em nome de Rhaenyra. Quando o exército Hightower chegou, uma sangrenta batalha começou no solo, e os homens de Aegon estavam em desvantagem – até que Tessarion, acompanhada de Silverwing e Vermithor, tacaram fogo em tudo sob o comando de Daeron (vale dizer que Silverwing e Vermithor eram montados por Ulf, o Branco, e Hugh, o Martelo, que traíram a rainha e se juntaram a Daeron). 

O príncipe e seu exército se estabeleceram nas muralhas de Tumbleton após a vitória na batalha, e estavam lá quando Aemond morreu. Com Aegon II ainda desaparecido, Daeron se tornou a principal figura nobre dos Verdes, e muitos queriam declará-lo herdeiro ou até rei. Porém, ele ainda era jovem, e outros aproveitaram o momento para causar o caos que ele abominava.

Daeron encontrou seu fim na mesma Tumbleton, quando Addam Velaryon surgiu montado em Seasmoke em um ataque noturno surpresa. As versões sobre sua morte variam: alguns dizem que ele saiu de sua barraca com as roupas em chamas e foi morto por um mercenário myreno chamado Trombo Negro com sua maça-estrela. Outros dizem que foi nessas circunstâncias, mas pela espada de um desconhecido. A última versão, e a mais aceita, é de que o príncipe nem teria chegado a sair do alojamento, que pegou fogo e desabou em cima dele. 

Ainda não dá para saber se a série vai seguir a trama de Fogo & Sangue, mas é bastante provável que Daeron seja uma peça importante na guerra que começou a se desenrolar, principalmente no sul de Westeros. Agora, é só esperar pelos próximos episódios para conhecer o príncipe em A Casa do Dragão.



Picture of Redação O Fator Brasil

Redação O Fator Brasil

O Fator Brasil é um portal de notícias que acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais acontecimentos do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Este sábado (13) é a data em que se comemora o Dia Mundial do Rock. Durante o Live Aid 1985, festival beneficente para arrecadar dinheiro no combate à fome na Etiópia, Phil Collins falou do desejo de que aquele fosse o dia mundial do rock. A data, porém, não é tão mundial assim. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, isso não é tão levado sério. No Brasil, o “dia mundial” se consolidou após rádios de rock citarem muito a comemoração.

Tendência