Conecte-se Conosco

Notícias

Israel impõe cerco total à Faixa de Gaza: “Sem luz, comida ou água”

Redação O Fator Brasil

Publicado

em

O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, ordenou nesta segunda-feira (9) um cerco total à Faixa de Gaza, enquanto o exército bombardeava o território palestino com ataques aéreos.

“Estamos sitiando Gaza completamente… Sem eletricidade, alimentos, água, combustível… tudo está fechado”, disse Gallant em uma mensagem de víde\fo, referindo-se ao enclave superlotado com 2,3 milhões de pessoas.

“Estamos lutando contra animais e agimos de acordo”, disse Gallant, que está conduzindo uma avaliação da situação operacional no Comando Sul do Exército, juntamente com o chefe do comando, Yaron Finkelman.

Israel mantém um bloqueio aéreo, terrestre e marítimo à Faixa de Gaza desde 2007, quando o grupo terrorista Hamas assumiu o controle do enclave, que tem uma única central elétrica que necessita de combustível para funcionar e abastecer hospitais, casas e abrigos.

Israel declarou-se em estado de guerra no sábado (7), depois de o Hamas ter lançado um ataque múltiplo sem precedentes por terra, mar e ar, que pegou o país de surpresa com o lançamento de milhares de foguetes e incursões terrestres de milicianos em solo israelense, onde massacrou e sequestrou dezenas de israelenses.

Publicidade

Pelo menos 700 pessoas foram mortas no sul de Israel quando terroristas do Hamas invadiram a fronteira no sábado, disparando contra pessoas em comunidades e cidades perto de Gaza antes que as forças de segurança israelenses começassem a contra-atacar.

Estima-se que 250 pessoas foram mortas por homens armados do Hamas em um festival de música com a presença de jovens israelenses e estrangeiros perto do Kibutz Reim, perto de Gaza, de acordo com uma organização que ajudou a recuperar os corpos. Entretanto, quase 500 pessoas também morreram na Faixa de Gaza depois de o exército israelense ter lançado ataques aéreos contra o enclave palestino em resposta ao ataque do Hamas.

O principal porta-voz do exército, contra-almirante Daniel Hagari, disse aos jornalistas que Israel estava “no controle” de suas cidades fronteiriças. Houve alguns incidentes isolados na manhã de segunda-feira, disse ele, mas não houve combates em andamento. No entanto, alertou que ainda pode haver milicianos na área e que as forças de segurança estão realizando buscas.

Enquanto isso, tanques e drones israelenses monitoravam as lacunas na cerca da fronteira para evitar novas infiltrações, disse o porta-voz. 15 das 24 cidades fronteiriças foram evacuadas e o restante deveria ser evacuado nas 24 horas seguintes.

Publicidade

O Fator Brasil é um portal de notícias que acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais acontecimentos do Espírito Santo e do Brasil.

Notícias

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Redação O Fator Brasil

Publicado

em

O evento também vai homenagear o ex-governador Gerson Camata com obras que mostram seu legado como defensor dos imigrantes italianos no Estado

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição “Camata – A Voz da Imigração Italiana”, uma experiência única que homenageará o saudoso líder político capixaba, Gerson Camata, além dos imigrantes italianos que moldaram a história do estado.

A exposição contará com uma viagem visual pela “Linha do Tempo da Imigração Italiana”, que irá destacar os principais marcos e eventos ligados ao movimento no Brasil.

Os visitantes serão conduzidos por uma galeria com obras que capturam a essência da vida e do legado de Gerson Camata, que sempre defendeu a bandeira do imigrante, e foi o autor da Lei Federal 11.687, que instaurou a comemoração da imigração italiana no dia 21 de fevereiro.

O evento pretende proporcionar uma oportunidade de reflexão sobre o passado, celebração do presente e inspiração para o futuro, no ano que se completam 150 anos da imigração italiana no Brasil, além de fortalecer os laços entre as comunidades capixabas e italianas.

Publicidade

Serviço:
– Data: a partir de 21 de fevereiro
– Local: Assembleia Legislativa do Espírito Santo – Térreo
– Horário: 19h00
– Entrada: Gratuita e aberta ao público.

Continue Lendo

Notícias

Moraes vota para condenar mais 12 réus pelos atos de 8 de janeiro

Redação O Fator Brasil

Publicado

em

Nesta sexta-feira (2), o ministro Alexandre de Moraes, membro do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu seu voto favorável à condenação de mais 12 indivíduos pelos eventos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Na qualidade de relator das ações, o magistrado sugeriu penas variando entre 12 e 17 anos para os réus.

No Plenário Virtual, a Suprema Corte está examinando as acusações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) referentes a crimes como: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, golpe de Estado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa. Os ministros têm a oportunidade de registrar seus votos até o dia 9 de fevereiro.

Até o momento, o Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu condenações para 30 indivíduos envolvidos nos eventos, impondo penas que variam de três a 17 anos. Além dos 12 réus cujo julgamento teve início nesta sexta-feira, a Corte irá analisar, até a próxima segunda-feira (5), mais 29 acusados apresentados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por sua participação nos eventos de 8 de janeiro.

Continue Lendo

Notícias

Prazo para inscrições no Prouni é prorrogado até sexta-feira

Redação O Fator Brasil

Publicado

em

prazo-para-inscricoes-no-prouni-e-prorrogado-ate-sexta-feira

O prazo para os interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni) fazerem sua inscrição será ampliado em um dia. As inscrições vão terminar às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2) pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

São oferecidas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.    

Para se inscrever de forma gratuita, o participante precisa ter cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Os resultados estarão disponíveis em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 27 de fevereiro (segunda chamada).  

Para participar do Prouni, é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. O estudante também não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem, nem ter participado do exame na condição de treineiro.

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Desenvolvido por Investing.com
Publicidade

Política

Tendência