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Saúde mental como prioridade máxima

Redação O Fator Brasil

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em

É preciso falar de saúde mental e introduzir, de fato, o assunto na sociedade e nas políticas públicas para que resultados efetivos ocorram. O recente episódio do falecimento da jogadora de vôlei Walewska, cuja morte traz indícios de suicídio em pleno Setembro Amarelo, traz novamente à tona a pergunta: qual a atenção tem sido dada à saúde mental?

Sempre que ocorre um suicídio aflora o sentimento de humanidade e são feitos questionamentos tardios como: o que ela/ele sentia naquele momento? A vida parecia correr normalmente, por que se chegou a tal ponto?

A saúde mental merece maior atenção, até para se atenuar estigmas de um dos maiores males de todos os tempos e que pode acometer qualquer um, independente de cor, religião, origem, classe social ou outra diferença.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2019 quase um bilhão de pessoas viviam com um transtorno mental, sendo 14% de adolescentes e, pior, 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade!

No atual modelo de gestão, uma pequena minoria obtém o tratamento minimamente básico – estima-se que em países pobres não passe de 12% (OMS). Aestrutura de apoio à saúde mental não chega nem perto da preocupação com a saúde física, deixando o fardo da depressão, da melancolia, da ansiedade, dentre outras para ser carregado pelos pacientes. Só no primeiro ano de pandemia, os casos de depressão e de ansiedade aumentaram em 25%. Em países ricos o tratamento minimamente adequado chega a apenas 1/3 dos pacientes.

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O SUS é o grande trunfo do Brasil para melhorar a vida das pessoas. O Programa Estratégia de Saúde da Família tem sua origem em 1994 e visou reverter a ideia do modelo assistencial vigente quepredomina o atendimento emergencial em grandes hospitais, transferindo a porta de entrada para a Atenção Básica, enfatizando também o desenvolvimento de ações preventivas.

Apesar do brilhantismo, é comum nos municípios a desatenção, a falta de profissionais, de medicamentos e, por óbvio, a falta de gestão e de investimentos adequados. Na Serra, por exemplo, há um 1 psicólogo para cada 12 mil habitantes e eles recebem em torno de três salários mínimos brutos somente.

É preciso um moderno plano de ação para saúde mental que a eleve à prioridade permanente de gestão, para a reconquista da dignidade e promoção de direitos básicos não só para o paciente, mas também para o grupo familiar que sofre junto. Como ponto positivo, todos os 194 Estados Membros da ONU assinaram o Plano de Ação Integral em Saúde Mental 2013-2030.

As ações a serem promovidas e as metas a serem alcançadas precisam focar no uso racional de medicamentos, notadamente, os benzodiazepínicos; na criação de espaços para discussão em grupo (com ética, profissionalismo e respeito); na integração da família, escola e comunidade para fortalecer o sentimento de amparo e diminuição de preconceitos; no aperfeiçoamento dos profissionais da educação e ofertas de oficinas e de espaços de lazer; na contratação de psicólogos e de psiquiatras, além de parcerias com comunidades terapêuticas e religiosas; no treinamento dos Agentes Comunitários de Saúde, porta de entrada do SUS. Só assim, de fato, a saúde mental será alçada à prioridade.

 

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Pablo Muribeca

Professor de Educação Física e Deputado Estadual

O Fator Brasil é um portal de notícias que acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais acontecimentos do Espírito Santo e do Brasil.

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Jingles Políticos: Uma ferramenta poderosa nas campanhas eleitorais

Redação O Fator Brasil

Publicado

em

Vanessa Maurício – Cantora e Compositora, Especialista em Jingles Políticos

Desde o seu surgimento por volta de 1920 nos Estados Unidos, quando os publicitários
começaram a usar a música para promover anúncios, os Jingles têm sido uma ferramenta
poderosa.

A eficácia do jingle vem se amplificando ainda mais, devido a flexibilidade da sua aplicação
nas mais variadas plataformas e formatos: rádio, TV, redes sociais, podcasts, sites, carros
de som etc. Com a popularização das redes sociais, os candidatos têm a possibilidade de alcançar um
público maior.

Para campanhas de médio a grande porte, o ideal é usar no mínimo três jingles, com
estratégia específica para TV, redes sociais e para as ruas. A escolha dos ritmos é determinante para conectar com o público. Os melhores jingles políticos se destacam por sua criatividade, melodia envolvente e provocativa.

O jingle funciona como uma entrevista divertida, você diz tudo que precisa dizer de uma
forma gostosa de ouvir (e se bem feita, gostosa de lembrar). A exemplo de como isso ocorre, por conta de um Jingle, sempre que pensamos em pipoca associamos ao guaraná. E mesmo que a bebida não seja o guaraná, seu cérebro irá apontarnessa direção.

É indiscutível que a qualidade do áudio e o desempenho vocal são ingredientes que não
podem faltar num jingle para maximizar os resultados. Portanto um jingle poderoso é muito
mais que uma modinha “chinfrim”. Quando se quer projetar uma imagem devemos
considerar muito mais que o orçamento na escolha de um jingle, evitar o “ copia e cola”,
para não correr o risco de um péssimo resultado nas urnas e ainda transformá-lo num alvo
de crítica motivadas por concorrentes.

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Portanto, os jingles políticos desempenham um papel crucial nas campanhas eleitorais,
ajudando a aumentar a visibilidade do candidato, criar uma conexão emocional com os
eleitores e diferenciar o candidato em um campo político competitivo.

Além disso, a música tem o poder de influenciar as emoções, é agradável quando bem
escolhida, fisga de forma sutil a atenção de quem ouve, ajuda as pessoas a memorizar a
mensagem, mobiliza os eleitores, criando identidade e pertencimento. Isso tudo faz do jingle uma ferramenta poderosa nas Campanhas Eleitorais.

 

As opiniões contidas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do jornal O Fator Brasil

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Marketing, política e poder

Redação O Fator Brasil

Publicado

em

Weverton Santiago - Teólogo e Cientista PolíticoWeverton Santiago – Teólogo e Cientista Político, com especialização em comunicação política.

 

O marketing é a miragem dos olhos e a bela canção dos ouvidos. É a ciência prática que estimula os desejos, arquiteta as vontades e aguça a possessão do consumo.

A política brasileira compreendeu muito bem o potencial do marketing e os marqueteiros descobriram a chave funcional do mercado, materializando o ideal de felicidade de muita gente, uma cobiça incurável e irreversível.

O resultado dessa “ditadura do dinheiro” são campanhas cada vez mais caras e a conta cada vez mais alta para a manipulável sociedade pagar. A supervalorização do marketing transformou o marqueteiro no “dono” da Coca Cola e o político na Coca Cola, uma relação de criador e criatura.

Com isso, todo esforço em pesquisa, planejamento e projeto se desfazem com água nas mãos, porque um sorriso esbranquiçado e um rostinho bem trabalhado têm muito mais alcance nessa oquidão política, uma vertiginosa despolitização da própria política, uma fórmula sem conteúdo e um conteúdo sem fórmula.

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Nessa hedônita onda de criar o produto e controlar seus efeitos, a política personal ganhou musculatura e a ideia de colegiado se raquitizou. Aprendamos a dura lição desse comércio: “os barões do marketing não têm compromisso algum com o caminho, eles só querem saber do resultado, não importa quem nasceu ou morreu”. Para essa gente que coisificou a política e que acha que coloriu os céus, coisas são muito mais importantes do que pessoas, você e eu.

Assim, o marketing vai inventando perguntas e respostas, nesse jogo de sedução entre a política e o poder.

As opiniões contidas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do jornal O Fator Brasil

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ALES garantindo o equilíbrio dos Três Poderes da República

Redação O Fator Brasil

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em

Welker Miranda, professor licenciado em história, pós-graduado em Educação a distância e Docência no Ensino Superior. Graduando em filosofia e teologia.

No século XVIII, a Europa mergulhava nas ideias do movimento Iluminista, que veio com a proposta da questão da razão/ciência para esclarecer todos os aspectos da vida população (dos assuntos mais simples aos mais complexos). Na França surge, Charles de Montesquieu, autor do livro O Espírito das Leis. Em seus questionamentos, Montesquieu conclui que a única lei que pode governar todos as pessoas era a criada pela razão provida por Deus, o que os diferenciava dos demais animais e os impulsionava a viver em sociedade através do respeito às leis naturais de busca de alimentos e de paz.

Todavia, o desenvolvimento da sociedade civil acabaria por gerar confrontos. Portanto, necessárias para fundamentar as leis, que seria adaptadas de acordo com cada sociedade. Considerado um dos livros fundamentais do Iluminismo, ele é a base da divisão da política moderna em Três Poderes, são eles: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Para Montesquieu, existem três formas (sistema) de governo: monarquia, república e despotismo, este último, sendo essencialmente corrupto, devido ao fato dos déspotas aplicarem a violência para continua no poder. De acordo com Montesquieu, a monarquia é considerada o mais efetivo governo por meio da autoridade firmeza e honra pelo soberano.

Apesar disso, sua proposta da divisão dos três poderes – influenciou a maioria dos governos do regime republicano. A intenção de Montesquieu era garantir o equilíbrio dos três poderes, mesmo numa monarquia.

Depois dessa aula de história, voltando ao século XXI, Assembleia Legislativa do Espírito Santo está vivendo um dos melhores dias da sua história. No ano que completa 190 anos, a casa de leis capixaba, vive dias de protagonismo na defesa de preceitos fundamentais para a sociedade; como a do equilíbrio, da liberdade, da democracia e da Constituição Federal de 1988. Na última semana de fevereiro, a ALES foi pega de surpresa por conta de uma medida arbitrária do Ministro Alexandre de Moraes, decretando a prisão do Deputado Estadual Capitão Assumção (detido pela PF durante um culto na igreja), sem consentimento do poder Legislativo.

Os deputados votaram por 24 a 4 a favor da liberdade do deputado. Na última semana, teve outra decisão histórica pela liberdade econômica do Estado. A ALES derrubou o veto do Governador (Socialista) Renato Casagrande, do projeto de lei de autoria do Deputado Lucas Polese do Partido Liberal, que revoga as exigências das plaquinhas no comércio, garantindo assim a liberdade para os comerciantes e livrando-os de multas que podem chegar cinco mil reais.

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A ALES demostrou coragem e equilíbrio nesses e em outros casos, que todo o país siga o exemplo dos capixabas em não aceitar o despotismo do Judiciário ou de qualquer poder que não respeite a Constituição.

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