Conecte-se Conosco

Notícias

Atingidos pela lama de Mariana poderão cobrar resposta da Renova em audiência na Ales

Redação O Fator Brasil

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos, participou nesta quarta-feira, 20, de uma importante reunião da Comissão de Minas e Energia, em Brasília, para discutir a situação dos atingidos pelo desastre com o rompimento de uma barragem da Samarco, ocorrido em Mariana, Minas Gerais, em 2015. Na reunião, o deputado Marcelo Santos esteve acompanhado do deputado federal Messias Donato e do presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Rodrigo Castro. O parlamentar aproveitou a oportunidade para abordar a situação dos que foram afetados pela tragédia no território capixaba. O presidente da Assembleia Legislativa tem recebido inúmeras reclamações de pescadores e agricultores afetados pelo desastre e que têm enfrentado dificuldades em relação à burocracia, demora por parte da empresa Samarco para fazer o ressarcimento e ao baixo valor das indenizações pagas pela Fundação Renova. “Precisamos tratar os atingidos não apenas com a frieza dos números. No Espírito Santo, temos inúmeros pescadores e agricultores enfrentando dificuldades. Pessoas que tiveram seu sustento comprometido não podem ficar sem atenção. Sabemos que está sendo feito um acordo em Brasília a respeito do desastre de Mariana, mas a tragédia aconteceu em 2015 e ainda existe muito a ser feito”, declarou o presidente Marcelo Santos. Diante dos fatos apresentados pelo deputado Marcelo Santos, o presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Rodrigo Castro, vai deliberar a data da realização de uma audiência pública no Espírito Santo, com a participação da Fundação Renova e dos atingidos pelo desastre. O Desastre de Mariana ocorreu em 5 de novembro de 2015 e foi a maior tragédia ambiental da história do Brasil. O acidente foi provocado pelo rompimento da Barragem do Fundão, usada para guardar os rejeitos de minério de ferro explorados pela empresa Samarco. O evento causou a destruição do meio-ambiente, contaminação do rio, do solo e um saldo de 19 mortos. A Barragem do Fundão rompeu, liberando 55 milhões de metros cúbicos de lama que inundaram a cidade de Bento Rodrigues, em Minas Gerais. A tragédia resultou em danos ambientais graves ao rio Doce e afetou 39 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo, prejudicando 1,2 milhão de pessoas. O desastre deixou um rastro de destruição, com casas soterradas, escassez de água, diminuição da pesca, impactos no comércio e turismo, e inutilização de terras para o plantio, causando sérios prejuízos à região.

Notícias

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Redação O Fator Brasil

Publicado

em

O evento também vai homenagear o ex-governador Gerson Camata com obras que mostram seu legado como defensor dos imigrantes italianos no Estado

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição “Camata – A Voz da Imigração Italiana”, uma experiência única que homenageará o saudoso líder político capixaba, Gerson Camata, além dos imigrantes italianos que moldaram a história do estado.

A exposição contará com uma viagem visual pela “Linha do Tempo da Imigração Italiana”, que irá destacar os principais marcos e eventos ligados ao movimento no Brasil.

Os visitantes serão conduzidos por uma galeria com obras que capturam a essência da vida e do legado de Gerson Camata, que sempre defendeu a bandeira do imigrante, e foi o autor da Lei Federal 11.687, que instaurou a comemoração da imigração italiana no dia 21 de fevereiro.

O evento pretende proporcionar uma oportunidade de reflexão sobre o passado, celebração do presente e inspiração para o futuro, no ano que se completam 150 anos da imigração italiana no Brasil, além de fortalecer os laços entre as comunidades capixabas e italianas.

Serviço:
– Data: a partir de 21 de fevereiro
– Local: Assembleia Legislativa do Espírito Santo – Térreo
– Horário: 19h00
– Entrada: Gratuita e aberta ao público.

Continue Lendo

Notícias

Moraes vota para condenar mais 12 réus pelos atos de 8 de janeiro

Redação O Fator Brasil

Publicado

em

Nesta sexta-feira (2), o ministro Alexandre de Moraes, membro do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu seu voto favorável à condenação de mais 12 indivíduos pelos eventos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Na qualidade de relator das ações, o magistrado sugeriu penas variando entre 12 e 17 anos para os réus.

No Plenário Virtual, a Suprema Corte está examinando as acusações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) referentes a crimes como: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, golpe de Estado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa. Os ministros têm a oportunidade de registrar seus votos até o dia 9 de fevereiro.

Até o momento, o Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu condenações para 30 indivíduos envolvidos nos eventos, impondo penas que variam de três a 17 anos. Além dos 12 réus cujo julgamento teve início nesta sexta-feira, a Corte irá analisar, até a próxima segunda-feira (5), mais 29 acusados apresentados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por sua participação nos eventos de 8 de janeiro.

Continue Lendo

Notícias

Prazo para inscrições no Prouni é prorrogado até sexta-feira

Redação O Fator Brasil

Publicado

em

prazo-para-inscricoes-no-prouni-e-prorrogado-ate-sexta-feira

O prazo para os interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni) fazerem sua inscrição será ampliado em um dia. As inscrições vão terminar às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2) pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

São oferecidas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.    

Para se inscrever de forma gratuita, o participante precisa ter cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Os resultados estarão disponíveis em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 27 de fevereiro (segunda chamada).  

Para participar do Prouni, é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. O estudante também não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem, nem ter participado do exame na condição de treineiro.

Continue Lendo
Publicidade
Desenvolvido por Investing.com
Publicidade

Política

Tendência